Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > Masterclass aborda técnica para saúde mental e física do músico

Masterclass aborda técnica para saúde mental e física do músico

EVENTO

Atividade será ministrada pelo professor e musicoterapeuta Reinaldo Renzo; inscrições são feitas online
última modificação: 27/05/2022 18h04

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará promove, nos dias 6 e 7 de junho, a masterclass “A Técnica Alexander para a Saúde Mental e Física do Músico”. Inscreva-se aqui.

A Técnica Alexander é um método de re-educação psicofísica bastante utilizadO por músicos mundialmente. Nas aulas, aprende-se a entender e a praticar atividades corriqueiras como sentar, levantar, caminhar e falar, com maior eficiência criando a possibilidade de reconhecer os padrões de tensão e esforço desnecessários, podendo assim, se quiser, evitá-los. Com a técnica é possível descobrir caminhos por onde os movimentos aconteçam com maior prazer e liberdade, melhorando assim o desempenho das funções vitais e a coordenação geral do organismo, libertando-se de hábitos estereotipados adquiridos ao longo de anos de treinamento, estudo e ensaio. Dessa forma, indo mais especificamente à música, atingir um melhor rendimento na performance musical. Tal abordagem permite a construção da qualidade no estudo do instrumento.

A atividade será ministrada pelo professor Reinaldo Renzo. Ator, diretor de teatro, cantor e musicoterapeuta, Renzo tem formação em Londres no The Brighton Alexander Centre e pós-graduação na Constructive Teaching Centre, além de ministrar aulas para músicos da Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo e no festival de Música em Campos de Jordão.

METODOLOGIA

A proposta da masterclass é de uma atividade inicial com todos os participantes, no primeiro dia, onde serão explorados movimentos com o corpo. Logo após e no dia seguinte, 20 participantes (4 pessoas de cada área: canto, sopros, cordas, teclas e percussão) realizarão individualmente uma performance musical de um trecho a sua escolha. A partir das instruções mediadas pelo professor, vão aplicar a Técnica Alexander. Todos os presentes serão convidados a contribuir com comentários sobre o que perceberam no outro tocando/cantando. Por conta deste limite para a atividade prática, é obrigatório assinalar no formulário de inscrição se há interesse ou não em executar a performance musical.

Masterclass “A Técnica Alexander para a Saúde Mental e Física do Músico

6 e 7 de junho de 2022