Notícias
Tianguá adquire telescópio sofisticado
O campus de Tianguá do IFCE adquiriu um telescópio de alta sofisticação da marca Celestron modelo CPC 1100 XLT com 280 mm de abertura, maior abertura deste modelo. O equipamento, que possui sistema de motorização GoTo integrado, GPS interno e geometria do tipo Cassegrain, permite observar a movimentação de 40.000 objetos celestes, como a lua, planetas, galáxias, nebulosas e outros objetos do céu profundo. O aparelho, que custou cerca de 27 mil reais, será utilizado nas aulas de física, na divulgação da astronomia e permitirá aproximar o IFCE da comunidade.
Segundo o professor Wellington de Queiroz Neves, coordenador do curso de Licenciatura em Física do campus, a aquisição do telescópio servirá como força motriz inicial para despertar o interesse pela astronomia nos alunos do IFCE, das escolas públicas e na comunidade. "As observações que serão realizadas periodicamente permitirão ao público ver em tempo real desde a lua até os confins do universo, o que só era possível ver através de fotos em livros e revistas", destacou o docente.
O professor destaca ainda o diferencial do campus, que apresenta uma posição geográfica privilegiada para o desenvolvimento de atividades de observações astronômicas, por estar aproximadamente a 800 metros de altitude.
Para o diretor-geral do campus de Tianguá, professor Jackson Nunes e Vasconcelos, a aquisição do telescópio permitirá o desenvolvimento de atividades de pesquisa, despertando o interesse dos estudantes pela astronomia e astrofísica e de atividades de extensão junto à sociedade. "Nossa pretensão é que o equipamento seja levado a praças e escolas da cidade permitindo à população a observação detalhada de diversos astros", afirmou.