Notícias
Protagonismo feminino: mulheres da tecnologia e da ciência em ação
Tecnologia
"Incentivando as mulheres a conquistar novos espaços". Esse é o lema que direciona as atividades do Projeto Lua. A iniciativa foi criada em 2019 por duas alunas do campus de Tianguá que se preocuparam em diminuir os índices de evasão das estudantes mulheres no curso de Bacharelado em Ciência da Computação. A docente Cynthia Pinheiro Santiago atua como orientadora da iniciativa e explica: "Em 2019, elas (criadoras do Projeto Lua) me convidaram para orientá-las em um Projeto de Pesquisa nesse sentido cujo produto seria um aplicativo para apoiar as demais meninas. Disso, no lugar do aplicativo saiu o Portal do Projeto Lua que, entre outras coisas, visa aproximar a meninas para que não exista o sentimento de inadequação que existe em muitas (em relação à tecnologia)".
A docente aponta que, mais recentemente, surgiu a ideia da revista eletrônica "Mulheres na TI", com o objetivo de divulgar personalidades femininas de sucesso na área, como forma de inspirar as estudantes de Computação a seguir adiante e superar dificuldades com os estudos e o trabalho na área de tecnologia.
Vale destacar que, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada em 2016, apenas 20% dos mais de 580 mil profissionais da área de TI que atuam no Brasil são mulheres. Dados como esse reforçam a importância de projetos cujo intuito seja fomentar a igualdade de gênero na área da tecnologia. Cynthia reflete que o projeto colabora para que as jovens do curso de Computação acreditem no seu potencial. "Acredito que é nisso que o site ajuda. Apoiando-se, criando comunidades, expressando nossas ideias tudo fica mais fácil", finaliza a docente. É possível acessar o site e conhecer o Projeto Lua no link a seguir: https://projetolua.ifce.edu.br/.
Damas em ação na Física
O protagonismo das estudantes na área de Tecnologia e de Ciências Exatas também pode ser observado ao longo das cinco edições do evento "Dia de Apoio à Mulher na Astronomia, Astrofísica e Astronáutica - DAMA". A iniciativa realizada tradicionalmente nos meses de março no campus de Tianguá foi idealizada, planejada, organizada e realizada pelas então alunas do curso de Licenciatura em Física desde 2016. Uma delas é a egressa do curso de Física Bethânia Portela. Ela explica que o evento incentiva as mulheres a desenvolver pesquisas na área da ciência e mostra para a sociedade que a mulher pode estar inserida na área da Astronomia e da Astronáutica.
O DAMA foi inspirado em uma iniciativa coletiva entre entidades estudantis do país, a Semana Valentina, que se trata de uma semana dedicada à lembrança de mulheres astronautas. Nas ciências exatas, é comum que mulheres cientistas que participaram do desenvolvimento da ciência desde tempos antigos sejam excluídas e esquecidas por materiais didáticos. Logo, o intuito do evento é lembrar e divulgar o papel de diversas mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da Física, além de inspirar alunas e alunos do curso a seguirem carreiras acadêmicas, voltadas para a pesquisa e/ou a divulgação científica.
As dificuldades das mulheres em se profissionalizar nessas áreas de estudo ainda são muitas e existem em todo o mundo. Contudo, iniciativas como essas promovidas no campus de Tianguá podem ser a chave para vislumbrar um futuro com mais equidade.
Por Caroline Brito