Notícias
Tianguá tem projeto aprovado pelo CNPq
AVANÇOS
O projeto de criação de um Núcleo de Estudos em Agroecologia no IFCE Tianguá (NEA-Tianguá) foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A chamada do CNPq teve como objetivo apoiar financeiramente a criação e/ou manutenção de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) e de Centros Vocacionais Tecnológicos de Agroecologia e Produção Orgânica (CVT) em Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
A proposta do CNPq visava selecionar projetos que integrassem o ensino, pesquisa e extensão voltados à construção e socialização de conhecimentos e técnicas relacionados à Agroecologia e à Produção Orgânica, bem como à promoção dos Sistemas Orgânicos de Produção.
O professor do curso Técnico em Agricultura Rafael Fiusa de Morais, coordenador do projeto em Tianguá, explica que serão instalados experimentos com adubação verde para cultivo de hortaliças com o objetivo de diminuição da demanda de fertilizantes sintéticos e também duas unidades modelos de cultivos alternativos que são um PAIS (Sistema de Produção Agroecológica Integrada Sustentável) e um sistema de produção de hortaliças através da Aquaponia (sistema de cultivo que une a Piscicultura e a Hidroponia).
O objetivo do grupo de estudos é criar uma área no campus em que sejam realizados todos os projetos ligados à agroecologia. O docente aponta que o projeto pretende apontar alternativas à agricultura tradicional na Serra da Ibiapaba a fim de disseminar uma agricultura mais sustentável. O professor ressalta que em breve serão selecionados estudantes para atuarem como bolsistas no projeto e, assim que o CNPq iniciar a implementação dos recursos, o projeto será iniciado.