Você está aqui: Página Inicial > Tianguá > Notícias > Projeto de extensão do IFCE Tianguá planta horta em escola
conteúdo

Notícias

Projeto de extensão do IFCE Tianguá planta horta em escola

Extensão

Produção da horta se destina ao cardápio da escola
última modificação: 06/06/2023 14h58
Horta plantada na Escola Cívico-Militar Marcella

Horta plantada na Escola Cívico-Militar Marcella

As atividades de extensão do IFCE são um importante espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos. Por isso, os alunos do curso Técnico em Agricultura do IFCE campus de Tianguá, sob orientação dos docentes Tony Dantas e Sabrina Soares e do técnico em Agropecuária Cicero Fábio Alves, instalaram uma horta didática na Escola Cívico-Militar Marcella.

Para o professor Tony Dantas, esse é um momento que os alunos podem compartilhar com a comunidade os conhecimentos adquiridos no curso e desenvolvidos na instituição e se empoderar de sua capacidade de transformar a sociedade. O projeto conta com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Tianguá e de parceiros como Agromaq, Agropecuária Oliveira e Estufa Semear.

A horta didática é um ambiente que visa explorar e experimentar práticas de forma interdisciplinar, como a educação ambiental, o conhecimento e o desenvolvimento das tecnologias sociais, a reeducação alimentar e a concepção e prática de uma economia solidária e empreendedorismo, com a possibilidade de atividades mais significativas, misturando os aprendizados de ciências, matemática e geografia.

Na horta foram plantadas culturas como coentro, cebolinha, alface, pimentinha, tomate, pimentão, rúcula, rabanete, cenoura e beterraba. Além de canteiro de medicinais e aromáticas que são utilizadas para chás. Toda a produção da horta é destinada ao cardápio da escola que oferece refeição aos estudantes que estudam em tempo integral, o que torna mais variadas as refeições deles.

"A horta na ECIM Marcella vem funcionando como um ótimo recurso didático. Através da horta é possível trabalhar a realidade e aproximar os alunos de questões que fazem parte do meio social, como a preocupação com os recursos naturais", aponta a diretora da escola, Danubia Araújo Freire.

Vale apontar que o projeto iniciou no semestre 2023.1 como atividade de extensão das disciplinas de Olericultura, Agroecologia e extensão rural.

registrado em: , ,