Notícias
IFCE Tianguá realiza evento sobre Consciência Negra
Evento
O IFCE campus de Tianguá promoveu, na última terça-feira (20), evento em alusão ao Dia da Consciência Negra. A professora Samantha Macedo, organizadora da ação, explica que o objetivo do evento foi provocar o debate, no campus, sobre a discriminação racial e proporcionar espaços de conhecimento e reconhecimento da importância da cultura negra para formação da cultura brasileira.
Dentre as atividades do evento, destaca-se a apresentação sobre o NEABI – Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas. Ele está voltado para as ações afirmativas sobre africanidade, Cultura Negra e História do Negro no Brasil, pautado na Lei de nº 10.639/ 2003 e nas questões indígenas, Lei de nº 11.645/2008, e diretrizes curriculares que normatizam a inclusão das temáticas nas áreas do ensino, pesquisa e extensão de acordo com o Art. 2º da resolução nº 71, de 31 de julho de 2017, (Consup). Na programação, também houve palestra, roda de conversa e feira de artesanato.
Dia da Consciência Negra
Há quase uma década o ensino da história e da cultura afro-brasileira ocupa um espaço a ser respeitado no currículo das escolas, isso se deve à luta do movimento negro que vem defendendo a inclusão de temas caros ao reconhecimento da população negra como um dos pilares fundamentais para a formação do Brasil. Impulsionado pela Lei 10.639, que, a partir de 2003, não só tornou obrigatória a presença desse conteúdo em todas as instituições de ensino, como fixou a permanência da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar.