Notícias
IFCE Tianguá realiza sensibilização sobre outubro rosa
Saúde
O setor de enfermagem do IFCE campus de Tianguá realizou hoje (24) ação do outubro rosa para alertar servidores sobre a questão do câncer de mama, visto que a detecção precoce dessa doença aumenta a chance de cura das pessoas. A enfermeira do IFCE Silvana Mudo explica que, além da sensibilização com os servidores, estão sendo feitas ao longo da semana dinâmicas nas salas de aula com os estudantes a fim de esclarecer os sintomas do câncer de mama.
Vale ressaltar que no Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde - assim como a da Organização Mundial da Saúde e a de outros países - é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. Além disso, é necessário que as mulheres fiquem atentas a alterações mamárias e procurem os serviços de saúde em caso do surgimento de nódulos ou alterações nos mamilos. Com a adoção de hábitos saudáveis é possível reduzir as possibilidades de ter a doença. Destacam-se dentre eles a prática de atividades físicas, a alimentação equilibrada e a manutenção de um peso corporal adequado.
Outubro rosa
Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.