Você está aqui: Página Inicial > Tianguá > Notícias > IFCE Tianguá promove Aula Inaugural de Agronomia
conteúdo

Notícias

IFCE Tianguá promove Aula Inaugural de Agronomia

Agronomia

Evento contou com a palestra "Agronomia: elemento essencial para a economia brasileira"
última modificação: 20/04/2023 12h52
Aula Inaugural de Agronomia

Aula Inaugural de Agronomia

O IFCE Tianguá promoveu a Aula Inaugural do curso de Bacharelado em Agronomia na manhã de hoje (20) no auditório do campus.

A solenidade contou com a presença do coordenador do curso, Adeilson Medeiros, do diretor-geral do campus de Tianguá, Jackson Nunes, e de Ubajara, Ulisses Costa, e de autoridades como o vereador de Tianguá Zé Bia, a deputada Fernanda Pessoa e o prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, os quais colaboraram para que o sonho de criar um curso de Agronomia na Serra da Ibiapaba em uma instituição pública se tornasse realidade.

Na programação do evento, se destaca a palestra "Agronomia: elemento essencial para a economia brasileira", proferida pelo docente Clemilton Ferreira, que destacou a importância da atividade agrícola para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, já que a agronomia é responsável por grande parte do que é exportado pelo país. No evento também foi destacado o quanto, hoje, a Serra da Ibiapaba se sobressai na produção de hortaliças e frutas, sendo a maior região produtora do Estado do Ceará, o que explica a importância do lugar contar com um curso de Ciências Agrárias.

O reitor do Instituto Federal do Ceará Joé Wally Mendonça Menezes destacou que os estudantes devem estudar e se engajar em atividades de pesquisa e extensão para terem êxito acadêmico e futuramente profissional. 

O Curso de Agronomia

Com a chegada do curso de Agronomia, a expectativa é que aumente o desenvolvimento científico e tecnológico no setor agrícola na Região da Ibiapaba. O curso tem duração de 5 (cinco) anos com uma formação e carga horária regulamentada pelo MEC de 3600 horas com ampla e diversificada matriz curricular, que trabalha disciplinas básicas de matemática, estatística, física, química, informática e biologia, além de permitir o desenvolvimento de competências e habilidades nas áreas de ciência animal, mecanização agrícola, agronegócio, projetos de irrigação, assistência técnica e extensão rural, agroecologia, controle de pragas e doenças, manejo e conservação do solo, cultivos agrícolas e beneficiamento de produtos de base vegetal e animal.

O profissional de agronomia pode atuar de forma empreendedora, em empresas públicas e privadas, além de exercer o papel de gestão de pessoas e pesquisa científica e tecnológica. 

registrado em: , ,