Você está aqui: Página Inicial > Tianguá > Notícias > IFCE Tianguá instala placas de captação de energia solar
conteúdo

Notícias

IFCE Tianguá instala placas de captação de energia solar

Tecnologia

Intuito é economizar energia e incentivar sustentabilidade
última modificação: 29/06/2021 16h42

O IFCE campus de Tianguá instalou placas solares com o objetivo de ter uma usina fotovoltaica para a geração de energia alternativa. O sistema foi instalado pela empresa Moove Energia Solar, possui 143 placas, com um sistema de 55,77 Kwp, gerando em média 6.971 Kwh/mês, com um investimento total de R$ 228.395,79.

A obra já era prevista pelo Instituto Federal do Ceará que assinou contrato com as empresas GS Construções Eireli e Moove Energia Solar Ltda para a implantação de 126 usinas fotovoltaicas. O investimento total feito pela instituição foi de R$ 9,1 milhões.

Os equipamentos, que utilizam energia solar, vão proporcionar inicialmente uma redução no custo de energia elétrica na ordem de 50 a 70%, cumprindo a meta estratégica estabelecida no Plano de Desenvolvimento Institucional.

Além da economia gerada, é válido ressaltar a importância da energia solar para a sustentabilidade ambiental e o incentivo ao ensino e à pesquisa no IFCE. De acordo com o diretor Jackson Nunes, a ação permitirá uma redução das despesas fixas do campus, permitindo assim um maior investimento em insumos laboratoriais e equipamentos, além do compromisso institucional com o desenvolvimento sustentável.

A contratação das usinas fotovoltaicas se deu por meio da participação em processo de licitação do IF Sul de Minas que gerenciou o processo a pedido da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) para todos os IFs do país, além de outras instituições federais. O processo foi acompanhado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), considerando as particularidades da contratação.

Funcionamento

Na energia solar fotovoltaica, quando a luz do sol é captada pelos painéis solares, ocorre a transformação da corrente elétrica para utilização em residências, comércios, indústrias e instituições públicas, caso do IFCE. A energia solar é considerada uma fonte energética renovável.