Notícias
IFCE Tianguá entrevistou aluno de Computação
IFCE
O estudante do Bacharelado em Ciência da Computação Jefferson Nathan Silva Teles do IFCE de Tianguá ainda nem finalizou os estudos no curso superior, mas tomou uma decisão de vida importante: fazer seleções e concursos públicos.
O objetivo do jovem é logo finalizar a sua formação e ter um emprego em uma instituição pública. A fim de tornar esse objetivo uma realidade, o estudante fez a prova do último concurso público promovido pelo Instituto Federal do Ceará. Como resultado, Jefferson ficou entre os classificáveis para o cargo de Técnico de Laboratório na área de Informática e ainda tem a expectativa de ser convocado futuramente. Conversamos com ele para saber como é estudar no IFCE na área de tecnologia e os projetos para o futuro. Confira a entrevista a seguir.
1. Os conhecimentos do curso que você estuda no campus foram importantes para responder às questões do concurso do IFCE?
R- Sim, algumas questões exigiram um pouco de programação e estar com esse conteúdo fresco na mente foi um ponto chave para respondê-las.
2. Como foi a experiência de participar de um concurso?
R - Foi interessante, principalmente pela padronização do processo, pela forma como o conteúdo foi cobrado e pela esperança de um dia fazer parte da equipe de servidores do IFCE.
3. Você pretende fazer outras provas de concurso como esta?
R- Sim, atualmente estou estudando para fazer uma prova do concurso do IFPI que acontecerá dia 25 de setembro, para o mesmo cargo, espero ter um resultado superior ao que tive no concurso do IFCE. Sei que ainda podem fazer uma nova convocação, que meu nome está na lista, porém não posso me confiar em apenas um edital.
4. O que você diria para quem pretende estudar na área da computação?
R- Meu conselho é que sejam resilientes e curiosos, tanto os que não gostam quanto os que amam esta área. Haverá muitos momentos em que assuntos serão difíceis de entender e aplicar. Acredito que isso é válido para qualquer outro curso, por isso ser resiliente é a chave para tudo.
5. Como tem sido a sua experiência estudando no campus?
R- Tem sido incrível, o curso é muito bom e os profissionais são dedicados e empáticos, além disso o sentimento é de conexão entre os alunos, sempre tem alguém para ouvir e/ou ser ouvido sobre as dificuldades e conquistas dentro do campus, como sendo algo natural.
Campus Tianguá
Além do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, o IFCE Tianguá oferta gratuitamente as Licenciaturas em Letras Português-Inglês e Física. Também são ofertados atualmente os cursos técnicos em Informática e Agricultura.