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IFCE Tianguá é contemplado com PIBID e Residência Pedagógica

Ensino

Programas lançarão editais em breve para alunos das Licenciaturas em Física e Letras
última modificação: 10/06/2020 12h42

O IFCE Tianguá foi contemplado com a implementação do Programa de Residência Pedagógica - PRP no curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no curso de Licenciatura em Física.

O professor Hamilton Victor da Silva, responsável pelo PIBID no campus de Tianguá, explica que, no total, serão 24 bolsas direcionadas para os alunos matriculados que tenham cursado no máximo 60% das disciplinas e que passarão por uma seleção. O programa atenderá 3 escolas de ensino médio sediadas cada uma nos municípios de Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará. "O programa tem o objetivo de proporcionar aos estudantes as primeiras experiências na educação básica, contribuindo com atividades de ensino-aprendizagem de Física e divulgação científica, juntamente com o auxílio dos professores das respectivas escolas receptoras", explica o docente.

O professor Roberto da Silva Júnior, que coordenará o núcleo de Residência Pedagógica no campus de Tianguá, explica que o Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. O núcleo do IF de Tianguá contará com a participação do coordenador, de três preceptores de escolas públicas, 24 residentes bolsistas e até 6 residentes voluntários. O docente aponta que em breve será divulgado o edital de seleção dos preceptores e estudantes do curso de Letras interessados em fazer parte do programa pelo período de 18 meses.

Já a coordenadora do curso de Letras Português/Inglês Hivi Sperandio comenta que a Residência Pedagógica impacta os estudantes, uma vez que constrói e reconstrói saberes, possibilita o diálogo com a realidade do contexto escolar e promove a valorização profissional.

Por Caroline Brito

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