Você está aqui: Página Inicial > Tianguá > Notícias > IFCE Tianguá articula ação com ICMBio na Ibiapaba
conteúdo

Notícias

IFCE Tianguá articula ação com ICMBio na Ibiapaba

Reunião

Objetivo é recuperar áreas de nascente degradadas
publicado: 30/05/2019 00h00, última modificação: 30/05/2019 13h37
Reunião com ICMBio

Reunião com ICMBio

Ontem (29), o diretor-geral do IFCE Tianguá, Jackson Nunes e Vasconcelos, e o professor de Agricultura Clemilton Ferreira se reuniram com integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a fim de fazer parceria no trabalho de recuperação de áreas degradadas. O chefe do Parque Nacional de Ubajara Gilson Mota e os analistas ambientais Nagila Campos, Luciana Amorim, Humberto Bezerra e Sebastião Soares também participaram da reunião.

A parceria entre as instituições prevê a identificação e a classificação das nascentes no entorno do Parque Nacional de Ubajara para tomar medidas intervencionistas para recuperar as áreas degradadas. A iniciativa é uma ação de preservação e controle ambiental na Serra da Ibiapaba e a ideia é de que seja expandida para toda a região por meio do comitê de bacias hidrográficas da Ibiapaba no qual o IFCE Tianguá faz parte como representante na região. Os docentes do IF de Tianguá Clemilton Ferreira, Rafael Fiusa, Camila Morais e Adeilson Medeiros serão os responsáveis da instituição por participar do projeto.

Parque Nacional de Ubajara

O Parque Nacional de Ubajara apresenta características ímpares por conter em espaço próximo, dois ecossistemas diferenciados - mata úmida e mata seca - vale dizer, um ambiente de considerável ocorrência de chuvas e um ambiente semi-árido, a caatinga. Um terceiro ambiente constitui a passagem entre os dois primeiros, a transição entre as matas, úmida e seca, rico em biodiversidade por conter elementos dos outros dois. O parque, que conta com cachoeira e uma rica fauna local, é aberto para visitações e é uma das principais atrações turísticas da Serra da Ibiapaba.

registrado em: , ,