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Evento avaliou o Módulo I do Programa Residência Pedagógica em Tianguá
IFCE
O campus de Tianguá, por meio do Núcleo de Língua Portuguesa - Programa Residência Pedagógica (2022-2024), sob a orientação do Prof. Dr. Roberto da Silva Júnior e da Professora voluntária Dra. Maria Aparecida Munhoz de Omena, promoveu na última quarta-feira (22) o Seminário de Avaliação do Módulo I do Programa da CAPES, com a participação dos gestores escolares, estudantes do Curso de Letras, professores de Língua Portuguesa e Literatura, residentes bolsistas, voluntários e preceptoras selecionadas no edital 24/2022 da CAPES. Na ocasião, foram apresentados relatos de experiências, rodas de conversa e uma palestra sobre o Ensino de Língua Portuguesa pelo viés do Novo Ensino Médio / BNCC.
O Programa de Residência Pedagógica visa aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam os alunos a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente. A iniciativa é promovida no IFCE por meio da Pró-reitoria de Ensino, com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)/Ministério da Educação.
A atuação dos residentes do PRP é desenvolvida em três escolas públicas de educação básica, denominada escola-campo. Em Tianguá, participam do Programa as seguintes escolas: Centro Educacional Benjamin Cavalcante (Municipal), EEM Tancredo Nunes de Menezes (Estadual). Em Ubajara, há a participação da Escola Governador Waldemar Alcântara (Estadual). Foram selecionados 18 alunos do Curso de Licenciatura em Letras, que são acompanhados por uma preceptora em cada uma das escolas-campo pelo período de outubro de 2022 a março de 2024.