Você está aqui: Página Inicial > Tianguá > Notícias > Estudantes em estágio remoto devem formalizar pedido
conteúdo

Notícias

Estudantes em estágio remoto devem formalizar pedido

estágio

Confira termo aditivo com informações
última modificação: 29/05/2020 14h25

Com a suspensão das atividades acadêmicas, todos os estágios curriculares e extra-curriculares do IFCE também encontram-se suspensos. O ofício-circular da Pró-reitoria de Extensão traz as orientações sobre a situação dos estágios no período da pandemia. Durante a suspensão do calendário letivo presencial, estão suspensos, também, todos os Termos de Compromisso de Estágio (TCE) vigentes, exceto aqueles em que o estágio passar à modalidade de trabalho remoto, mas para isto será necessário formalizar um Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio, estabelecido com as empresas.

O ofício-circular orienta que o estudante poderá adotar o regime de trabalho remoto, desde que observadas as seguintes condições: a) averiguar a necessidade de manutenção das atividades do estagiário e a compatibilidade de sua execução a distância; b) confirmar a existência de equipamento necessário para seu desenvolvimento, sem custo algum para o estagiário; c) realizar acompanhamento efetivo, por parte do supervisor e orientador de estágio, ficando ambos à disposição do aluno para orientações, que poderão ser feitas por meio de contato telefônico, e-mail, skype, hangouts ou qualquer outra forma viável nesse momento de pandemia, evitando o contato físico; d) elaborar aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio e plano de atividades a serem realizadas por meio de trabalho remoto, de acordo com os modelos dos anexos I e II do ofício-circular; e) garantir que as atividades executadas serão o máximo possível semelhantes às anteriormente realizadas na Unidade Concedente, provendo a efetiva aprendizagem à prática profissional do aluno. Evitar que as atividades práticas sejam substituídas por atividades teóricas; f) manter como carga horária máxima do trabalho remoto a máxima prevista no Termo de Compromisso de Estágio; e g) solicitar, junto às empresas, que dedique apenas uma supervisão de estágio por funcionário, a fim de garantir a qualidade do acompanhamento remoto.

Para solicitação do trabalho remoto, o professor orientador deverá enviar Plano de Atividades via SEI para o Setor de Pesquisa e Extensão do campus Tianguá. Caso a atividade do estagiário não possibilite sua execução remota e/ou não seja possível a disponibilização dos equipamentos necessários, o Termo de Compromisso de Estágio deverá ser suspenso até o retorno do calendário letivo. Para o aluno que esteja recebendo bolsa, a suspensão do Termo de Compromisso também implicará a sua suspensão, exceto quando se tratar da bolsa recebida via edital Nº 4/2019 CTPRTR/DAA/PROEN/REITORIA-IFCE. Nesse caso, será preciso trabalhar posteriormente, no retorno das atividades regulares, a fim de compensar os valores recebidos.

A Coordenação de Pesquisa e Extensão lembra que as orientações de estágio remoto não se enquadram para aqueles estudantes matriculados nas disciplinas de Estágios Supervisionados (Obrigatórios) executados em instituições de ensino, aos quais se mantém suspensos.

O ofício determina ainda que, durante esse período, novos Termos de Compromisso de Estágio (TCE) não podem ser celebrados e que não serão aceitas quaisquer atividades de estágio presenciais que venham a ser realizadas durante o período de suspensão do calendário letivo presencial, mesmo que comprovadas por meio de relatório.

Para mais informações, contactar através do e-mail: cpe.tiangua@ifce.edu.br

Confira termo aditivo com informações.

registrado em: , ,