Você está aqui: Página Inicial > Tianguá > Notícias > Estudantes do IFCE Tianguá desenvolvem aplicativo de rastreabilidade
conteúdo

Notícias

Estudantes do IFCE Tianguá desenvolvem aplicativo de rastreabilidade

INFORMÁTICA

Intenção é fazer com que consumidores conheçam trajeto dos alimentos
última modificação: 20/08/2019 09h13
Estudantes que desenvolveram aplicativo

Estudantes que desenvolveram aplicativo

Os estudantes João Ipolito e Marcelo Meneses Lima, do curso de Ciência da Computação do IFCE Tianguá, desenvolveram um aplicativo para facilitar a rotulagem e a rastreabilidade de produtos hortifrutigranjeiros, o QrHFruit. Os jovens, já formados no curso técnico em Informática do Instituto Federal de Tianguá, desenvolvem soluções em aplicativos diversos a fim de facilitar a vida das pessoas por meio da tecnologia. A intenção do QrHFruit é possibilitar ao consumidor saber da origem e de todo o percurso do alimento até chegar à sua mesa.

A ferramenta também pode ser muito útil para os produtores na Região da Ibiapaba, lugar que se destaca no estado do Ceará na produção de frutas, verduras e hortaliças. Afinal, por meio do uso do aplicativo, os produtores poderão gerar etiquetas adesivas de rastreio de forma automática, facilitando o trabalho de rotulagem dos alimentos.

O professor Evandro de Lima explica que o projeto demonstra a realização de iniciativas no IFCE de Tianguá que extrapolam uma área de conhecimento. Dessa forma, a área da informática pode contribuir para o desenvolvimento da área agrícola, por exemplo, e abre possibilidades para que esta última se desenvolva seguindo critérios de qualidade exigidos pela Anvisa.

A criação do aplicativo para celular aconteceu após o surgimento da Instrução Normativa Conjunta 02/2018 elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura, a qual determina que é necessário adotar a rastreabilidade para todos os elos da cadeia produtiva, constituída por produtores, distribuidores e supermercados. A normativa também determina o arquivamento dos registros dos manejos de campo dos 18 meses anteriores à colheita realizada. A legislação tem o intuito de desenvolver a cadeia produtiva de vegetais frescos no Brasil e melhorar a qualidade dos processos e a gestão agrícola.

SERVIÇO

Aplicativo QrHFruit – pode ser baixado na Play Store

Confira mais informações

registrado em: , ,