Você está aqui: Página Inicial > Tianguá > Notícias > Estudantes visitam perímetro de irrigação
conteúdo

Notícias

Estudantes visitam perímetro de irrigação

Agricultura

Alunos do campus Tianguá observaram técnicas de produção de frutas
última modificação: 18/12/2019 09h01
Estudantes do IFCE visitam fazendas

Estudantes do IFCE visitam fazendas

Os alunos do Curso Técnico em Agricultura realizaram excursão técnica ao Perímetro de Irrigação Nilo Coelho, em Petrolina-PE, e às áreas agrícolas no Sul do Piauí, Uruçuí-PI, na semana de 08 a 13 de dezembro. Batizada como "Viagem MAPEPIBA", por abranger 4 estados do Nordeste (MA, PE, PI e BA), a visita teve como objetivo conferir aos alunos do Curso Técnico em Agricultura o conhecimento sobre o funcionamento de fazendas focadas na produção de frutas e grãos em escala comercial, inclusive para exportação.

O professor de Agricultura do IFCE Tianguá Adeilson Medeiros do Nascimento explica que, por se tratar de uma realidade distante da vivenciada na região da Ibiapaba, a visita é de grande importância porque os alunos conseguem enxergar através do que observam e dos relatos dos produtores e técnicos a importância da agricultura para nosso país, o que indiscutivelmente estimula os alunos a buscarem novos horizontes e se manterem na profissão.

Na oportunidade os alunos puderam observar in loco as técnicas de produção e beneficiamento de frutas para exportação como manga, banana e uva. Foi possível também ver o processo de fabricação de vinhos e outras bebidas finas a partir da uva. No Sul do Piauí acompanharam o plantio da soja e do milho em escala comercial em uma fazenda especializada na produção de grãos. Também tiveram acesso ao cotidiano de uma empresa de mistura e distribuição de fertilizantes.

"De modo geral a excursão teve ganhos imensos não só pela parte técnica, mas também pela oportunidade de ouvir relatos empolgantes de jovens técnicos que estão no campo e pessoas que valorizam a agricultura. Essa viagem com certeza promove uma mudança radical no modo como olhar para agricultura, todos os alunos relatam com entusiasmo o que foi visto e o que isso provocou em suas vidas, dando-lhes a certeza da escolha certa em fazer Agricultura", finaliza Adeilson.

registrado em: , ,