Você está aqui: Página Inicial > Tianguá > Notícias > Estudante do IF de Tianguá ganha prêmio de computação
conteúdo

Notícias

Estudante do IF de Tianguá ganha prêmio de computação

COMPUTAÇÃO

Premiação agracia estudantes que desenvolvem projetos de TIC's para sociedade
última modificação: 26/10/2018 09h44
Estudante de computação premiado

Estudante de computação premiado

O estudante do curso de computação do IFCE Tianguá, Daniel Albuquerque, foi agraciado com o terceiro lugar no Prêmio LF de Computação que objetiva premiar professores e alunos envolvidos em projetos que utilizam tecnologias da informação e comunicação (TIC's) para a melhoria da sociedade. O jovem desenvolveu um projeto com os professores Agebson Façanha (IFCE), Windson Viana (UFC) e Nécio Veras (IFCE), este orientador do projeto.

O projeto denominado "Cartas, Acessibilidade e Diversão" desenvolveu uma aplicação de software capaz de funcionar em dispositivos móveis (smartphones) Android que utiliza a tecnologia NFC (Near-field communication) como ferramenta de ajuda para facilitar a capacidade de uma pessoa com deficiência visual em verificar um cartão associado a um jogo individual e para garantir a privacidade das informações relativas à identidade do referido cartão para o usuário. Assim, a ação permite que usuários com deficiência visual participem de um jogo de cartas, sendo informados por meio de áudio qual a sua carta e o que ela pode fazer dentro do jogo.

O professor do campus de Tianguá Nécio Veras aponta que o prêmio é importante para incentivar os estudantes a pensarem sempre em projetos que impactem positivamente a sociedade. A premiação foi entregue no evento WebMedia, promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), cuja última edição aconteceu em Salvador.

Já o estudante Daniel Albuquerque explica que participar deste projeto foi importante para ter a oportunidade de colocar os conhecimentos teóricos em prática e produzir uma ferramenta que irá ajudar na inclusão de pessoas com deficiência visual.

registrado em: , ,