Notícias
Docente publica livro "Expedições escolas do Brasil"
IFCE
O livro "Expedições escolas do Brasil" organizado pelas professoras doutoras Sofia Leche Vieira (UECE), Willana Nogueira Medeiros Galvão (IFCE) e Iasmin da Costa Marinho (UERN) apresenta os resultados da pesquisa "Política Educacional, Cidadania Global e Diversidade Territorial: Expedição Escolas do Brasil (EXPEd)" que foi desenvolvida com a finalidade de analisar nexos entre a formulação e implementação de políticas educacionais focalizando 23 escolas públicas com características diferenciadas situadas nos 6 biomas brasileiros (Mata Atlântica, Pampa, Cerrado, Caatinga, Amazônia e Pantanal).
A proposta foi submetida à Chamada Universal do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI) – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nº 014/2015 e aprovada pelo Edital Universal nº 016/2016 (Processo nº 404952/2016), tendo sido executada entre os anos de 2017 e 2021, agregando pesquisadoras de diferentes origens institucionais e unidades da federação, reunidos em torno de interesses de investigação comuns relativos à implementação de políticas educacionais em escolas públicas do território nacional.
O livro proporciona uma viagem pela diversidade territorial e escolar de um país vivo, dinâmico, amplo e contraditório, passando por 10 estados (Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo), 16 municípios (Abaetetuba, Aquidauana, Aracruz, Brazlândia, Brasilia/Plano Piloto, Cachoeira, Fortaleza, Maragogipe, Mossoró, Resende, São Paulo, Sobradinho, Tapes, Tauá, Tomé Açu, Viamão) e diferentes perfis de escola (ribeirinhas, indígenas, quilombolas, do campo, pantaneiras, profissionais, regulares e de tempo integral).
A Profa. Dra. Willana Nogueira Medeiros Galvão que organiza o livro, é professora do IFCE/ Campus Tianguá, coordena o Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social- Forped (CNPq/IFCE) e teve sua tese de doutorado, cujo tema foi "Cidadania e protagonismo estudantil em escolas de ensino médio do Ceará", vinculada à presente pesquisa. Sua orientadora, Profa. Dra. Sofia Lerche Vieira, que coordenou o projeto e que é uma das organizadoras do livro, figura na lista Latin America Top 100 Education Scientists, sendo a única indicada no Ceará e uma das três representantes do nordeste a compor a lista. A publicação visa demonstrar reconhecimento internacional da produção científica na área. Uma conquista que expressa a importância das mulheres na Ciência.