Notícias
Docente ministra oficina a conselheiros da APA
MANEJO AMBIENTAL
O IFCE campus Tianguá promoveu, na última sexta-feira (30), uma oficina sobre manejo de nascentes aos membros do Conselho Titular da Área de Preservação Ambiental (APA), mostrando as experiências desenvolvidas na disciplina de Silvicultura do curso técnico em Agricultura e as ações do Núcleo de Estudos em Agroecologia, organizado pelo Professor Rafael Fiusa.
A oficina foi ministrada pelo professor Clemilton Ferreira. O docente explica que as nascentes ou olho d'água são considerados como uma Área de Preservação Permanente, conhecidas como APPs. Essas APPs garantem a integridade das nascentes tendo a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade da flora e da fauna da região onde se encontram, além de proteger o solo e ser fonte para formação de rios e lagos, garantindo o uso da água para humanidade.
A APA Serra da Ibiapaba é uma das maiores APAs do Brasil, com mais de 1 milhão e 600 mil hectares, englobando 26 municípios entre os estados do Ceará e do Piauí. A UC preserva amostras de Mata Atlântica – o estado do Ceará foi oficialmente reconhecido como detentor de manchas do bioma desde 2004 - mas também de caatinga, bioma predominante em sua composição física, e cerrado. Área de ocorrência de espécies criticamente ameaçadas de extinção, como Alouatta ululata (guariba, capelão, guariba-da-Caatinga), a UC abriga em seu interior o Parque Nacional de Sete Cidades e grande parte do Parque Estadual das Carnaúbas.