Você está aqui: Página Inicial > Tianguá > Notícias > Docente de Agricultura desenvolve pesquisa com cultivo de abobrinhas
conteúdo

Notícias

Docente de Agricultura desenvolve pesquisa com cultivo de abobrinhas

Pesquisa

Pesquisa faz parte das atividades da Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC Jr.)
última modificação: 14/11/2017 13h14
Cultivo de abobrinha

Cultivo de abobrinha

As mãos hábeis dos estudantes de Agricultura em lidar com a terra tem um objetivo: observar o cultivo da abobrinha. O professor do curso de Agricultura do IFCE campus de Tianguá Tony Andreson desenvolve uma pesquisa utilizando diferentes fontes de fertilização orgânica (biofertilizante bovino, esterco bovino, esterco de aves e humus de minhoca) correlacionadas na ausência e presença de adubação nitrogenada. O objetivo é descobrir como o cultivo desses vegetais pode ser aperfeiçoado.

O docente explica que foi escolhida a cultura da abobrinha por ser de ciclo curto e conseguir demonstrar facilmente as variáveis analisadas. A atividade faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC Jr.) e também tem sido utilizada como atividade das disciplinas do curso de Agricultura a fim de promover integração entre pesquisa e ensino. Vale destacar que, além de estudantes do curso de Agricultura do campus de Tianguá, o projeto também conta com a participação de dois estudantes do curso de Agroindústria do campus de Ubajara.

PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes integrados na pesquisa científica.

registrado em: , ,