Notícias
IF de Tianguá sedia evento de Indicadores de Qualidade de Ensino
Ensino
O IFCE campus de Tianguá sedia hoje (30), no auditório do campus, o Workshop Regional sobre Indicadores de Qualidade de Ensino do IFCE. Na ocasião, participaram representantes da área de ensino dos campi de Acaraú, Tianguá, Sobral, Camocim, Ubajara e Itapipoca. Um dos temas discutidos foi o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior, e as possibilidades de melhorar esses índices dos cursos superiores do Instituto Federal do Ceará. As palestrantes foram as servidoras Antônia Lucivânia de Sousa (diretora de administração acadêmica) e Jarbiane sucupira Alves (coordenadora pedagógica).
O diretor de ensino do campus de Tianguá explica que o principal objetivo do evento é discutir melhorias e ações para buscar excelência dos cursos superiores do IFCE, realizando um trabalho em ação conjunta entre direção geral do campus, direção de ensino e coordenadores de curso.
Avaliação de cursos superiores
De acordo com a Portaria nº 40, de 12 de dezembro de 2007, art. 33-B, os indicadores de qualidade são obtidos com base no Enade e em demais insumos constantes das bases de dados do MEC, segundo metodologia própria, aprovada pela Conaes e atendidos os parâmetros da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.
Os indicadores de qualidade são expressos em escala contínua e em cinco níveis, nos quais os níveis iguais ou superiores a 3 (três) indicam qualidade satisfatória. Eles servem como orientadores das avaliações in loco do ciclo avaliativo, sendo importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira.