Notícias
Alunos visitam área de manejo florestal de Sabiá
No último sábado (11), os estudantes do curso técnico de Agricultura fizeram uma visita técnica na área de Manejo Florestal de Sabiá, no município de Granja. A visita foi conduzida pelo técnico agrícola e sub-secretário de agricultura do município, Roberto Ferreira e, segundo ele, o manejo florestal visa a obtenção contínua de produtos da floresta, mantendo a capacidade produtiva e sua diversidade biológica.
O uso da espécie sabiá, enquanto prática de Manejo Florestal da Caatinga, tem sido uma estratégia de convivência com o semiárido para obtenção de recursos madeireiros (estaca, mourão) e não madeireiros (sementes, forragem, adubo verde), na medida em que possibilita o baixo custo de implementação, pois os rendimentos obtidos com o manejo podem cobrir os gastos de sua implementação já no primeiro ano de atividade dependendo do estoque florestal disponível na área. Além disso, a prática gera impactos sociais positivos, pois evita o desmatamento e mantém a cobertura florestal.
Segundo a professora de Agricultura Sabrina Soares, os alunos puderam observar que o manejo dispensa a reposição florestal, isto é, o plantio de sabiá, porque a floresta tem a capacidade de regeneração pós-corte e de rebrota da espécie.
Os alunos visitaram ainda o viveiro de produção de mudas de sabiá e o pátio, local em que é armazenada a madeira, após o corte. Para a aluna do curso técnico em agricultura, Monik Almeida, a visita foi interessante porque o manejo florestal não é uma prática muito utilizada pelos produtores, visto que estão mais acostumados com a produção convencional e a prática é viável, principalmente para quem não tem muitos recursos, porque não exige o manejo com adubação e irrigação.
A visita foi tema das aulas das disciplinas de Silvicultura e Agroecologia dos professores Clemilton da Silva e Sabrina Soares, do Curso Técnico em Agricultura.