Você está aqui: Página Inicial > Tianguá > Notícias > Alunos de Informática vão à InfoBrasil
conteúdo

Notícias

Alunos de Informática vão à InfoBrasil

Evento contou com palestras, workshops e apresentações de trabalhos na capital
última modificação: 05/01/2016 09h09
Estudantes em evento de Informática

Estudantes em evento de Informática

Vinte e dois alunos do curso técnico em Informática do campus de Tianguá do IFCE, participaram da 40ª edição da InfoBrasil, realizado entre os dias 26 e 28 de agosto, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza. O evento contou com palestras, workshops e apresentações de trabalhos sobre Mobile, Games, Gestão de Projetos e Processos, Empreendedorismo, Políticas Públicas em TIC, Inovação Tecnológica na área da Saúde, Gestão da Segurança da Informação, Redes de Computadores, Robótica, entre outros.

Com uma programação abrangente, os discentes tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos no IFCE e conhecer outras áreas e projetos que estão sendo desenvolvidos por profissionais, professores e estudantes de vários lugares do país. Para João Alves, aluno do 3º semestre do Técnico em Informática do campus de Tianguá, a InfoBrasil "aprimorou muito o nosso conhecimento em tecnologia", destacou.

Para a aluna Brena Fernandes, que cursa o 3º semestre do curso, o evento proporcionou uma visão mais ampla da área da informática e uma rede de contatos com pessoas que estudam ou atuam na área, onde os alunos puderam "trocar idéias com visionários, proporcionando um turbilhão de opiniões e conhecimentos", apontou.

Já a aluna Conceição Alves, do 3º semestre, reforçou a importância de ter participado do evento pelo ganho de conhecimento. "A cada viagem, levamos para casa uma mala cheia de conhecimento e a InfoBrasil proporcionou conhecimento e experiência, não só para o Curso de TI, mas para a vida profissional e pessoal", comemorou.

O Professor Arley Rodrigues, apresentou um artigo na InfoBrasil, com o título "O sucesso da Virtualização em uma Instituição Federal de Ensino gastando nada com Software", relatando um estudo de caso realizado no campus. Este trabalho levou aos participantes a uma experiência que pode ser utilizada em outras Instituições de Ensino. "Este trabalho é fruto do esforço realizado no nosso campus, com o intuito de proporcionar uma rede cada vez mais confiável, administrável, flexível, escalável e sustentável, com custo zero em software. Espero que sirva como ponto de partida para que outras Instituições, de Ensino ou não, possam implementar soluções com software livre", declarou.

Conforme o docente, que acompanhou os alunos no evento, os discentes tiveram a oportunidade de conversar com palestrantes, como o Professor Daniel Almeida Chagas, que respondeu várias dúvidas sobre robótica e a sua experiência com hardware livre na Escola Profissional, reforçando a importância do estudo de Programação e sua aplicabilidade.