Você está aqui: Página Inicial > Tianguá > Notícias > Alunos de Agricultura visitam laboratórios
conteúdo

Notícias

Alunos de Agricultura visitam laboratórios

Visita a UVA e IFCE/ Sobral ocorreu no dia 5 de março
última modificação: 05/01/2016 08h44
Visita de estudantes de Agricultura

Visita de estudantes de Agricultura

Alunos do curso Técnico Agrícola do campus avançado de Tianguá participaram de uma visita técnica ao Museu de Geologia, Laboratórios de Pedologia e processos erosivos, de Física e de Fertilidade do Solo, do campus do Junco da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e do campus de Sobral do IFCE. A visita, realizada no dia 5 de março, foi atividade da disciplina Gênese do Solo e Fertilidade do Solo, ministrada pelo professor Carlos Régis Torquato Rocha, da área de Solos do campus avançado, que acompanhou os alunos.

Nos espaços da UVA e do IFCE, os alunos de Tianguá conheceram exemplares de rochas e minerais que representam a estrutura geológica do Ceará, além de terem percebido o cotidiano dos laboratórios, manuseando os equipamentos, vidrarias e reagentes químicos existentes, que culminou na realização da aula prática de análise textural utilizando-se amostras de solo.

Para o professor Carlos Régis Torquato Rocha, é fundamental a visita dos estudantes do campus avançado do IFCE a outras instituições de ensino, pesquisa e extensão para a realização de atividades práticas previstas nas disciplinas do curso. "Essas atividades contribuem de forma efetiva para a formação acadêmica e profissional dos alunos. Por meio da visita técnica a UVA e ao IFCE/Campus Sobral, por exemplo, os alunos trabalharam suas competências e habilidades relacionadas às ciências dos solos", declarou.

Para o diretor do campus avançado do IFCE em Tianguá, professor José Monteiro de Sousa, que cedeu transporte e viabilizou auxílio que colaborou na estada dos alunos da unidade em Sobral, a atividade reveste-se de uma importância fundamental, tendo a visita contribuído para "uma vivência prática dos conteúdos teóricos discutidos em sala de aula, aprofundando o grau de conhecimento dos alunos e dando-lhes mais uma ferramenta importante na sua formação", destacou.