Notícias
Alunos de Agricultura visitam laboratórios
Alunos do curso Técnico Agrícola do campus avançado de Tianguá participaram de uma visita técnica ao Museu de Geologia, Laboratórios de Pedologia e processos erosivos, de Física e de Fertilidade do Solo, do campus do Junco da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e do campus de Sobral do IFCE. A visita, realizada no dia 5 de março, foi atividade da disciplina Gênese do Solo e Fertilidade do Solo, ministrada pelo professor Carlos Régis Torquato Rocha, da área de Solos do campus avançado, que acompanhou os alunos.
Nos espaços da UVA e do IFCE, os alunos de Tianguá conheceram exemplares de rochas e minerais que representam a estrutura geológica do Ceará, além de terem percebido o cotidiano dos laboratórios, manuseando os equipamentos, vidrarias e reagentes químicos existentes, que culminou na realização da aula prática de análise textural utilizando-se amostras de solo.
Para o professor Carlos Régis Torquato Rocha, é fundamental a visita dos estudantes do campus avançado do IFCE a outras instituições de ensino, pesquisa e extensão para a realização de atividades práticas previstas nas disciplinas do curso. "Essas atividades contribuem de forma efetiva para a formação acadêmica e profissional dos alunos. Por meio da visita técnica a UVA e ao IFCE/Campus Sobral, por exemplo, os alunos trabalharam suas competências e habilidades relacionadas às ciências dos solos", declarou.
Para o diretor do campus avançado do IFCE em Tianguá, professor José Monteiro de Sousa, que cedeu transporte e viabilizou auxílio que colaborou na estada dos alunos da unidade em Sobral, a atividade reveste-se de uma importância fundamental, tendo a visita contribuído para "uma vivência prática dos conteúdos teóricos discutidos em sala de aula, aprofundando o grau de conhecimento dos alunos e dando-lhes mais uma ferramenta importante na sua formação", destacou.