Notícias
Aluno de Computação tem trabalho aprovado em evento internacional
Evento
O trabalho do aluno de Ciência da Computação do IFCE Tianguá, João Victor da Costa, foi aceito em um evento internacional. O artigo intitulado "Estudo Comparativo de Modelos Computacionais Aplicados ao Problema do Caixeiro Viajante: Um estudo de caso realizado em Pontos Turísticos da Serra da Ibiapaba, CE, Brasil" integrará o evento Splitech.
O SpliTech é uma conferência internacional que trata de tecnologia nos aspectos teórico e aplicado. O evento recebe trabalhos científicos aplicados em várias áreas como E-Health (prática de cuidados de saúde suportados por soluções de Tecnologia da Informação), Smart Environment/City (Cidades Inteligentes), Energy (Energia) e Engineering Modeling (Modelagem em Engenharia), em que o objetivo do evento é apresentar soluções que tornem a vida do ser humano mais fácil.
No trabalho aprovado, o estudante utiliza três técnicas de inteligência computacional e um modelo matemático clássico aplicados na otimização de rotas turísticas na região da Serra da Ibiapaba. O objetivo do trabalho do João Victor é comparar quatro algoritmos de otimização responsáveis por encontrar uma rota mais curta e em um menor tempo possível para um determinado conjunto de Pontos Turísticos da Região.
O professor Anderson Passos destaca a importância da aprovação em um evento deste porte. "O IFCE campus de Tianguá tem um excelente corpo docente e discente. Os alunos estão desenvolvendo trabalhos de ponta, utilizando tecnologias atuais na área de TI e o reflexo de tudo isso são as várias aprovações de artigos científicos em eventos nacionais e internacionais. Além disso, o discente foi responsável pela concepção e execução da proposta do trabalho, resolvendo um problema importante da região", explica Anderson.
Vale destacar que o artigo teve a colaboração do professor Nécio Veras do IFCE campus de Tianguá e dos professores Ricardo Rabêlo e Joel Rodrigues da Universidade Federal do Piauí (UFPI), reforçando a importância de parcerias entre docentes, alunos e instituições na elaboração de trabalhos científicos de qualidade.