Biblioteca Campus Tianguá
APRESENTAÇÃO
A Biblioteca do Campus Tianguá iniciou seu funcionamento juntamente com a criação do campus em junho de 2010, ocupando uma área de 143m², foi criada para promover o acesso, a disseminação e o uso da informação como apoio as atividades de ensino que se iniciavam no campus. Dividida, conta com espaço para acervo geral, 12 cabines de estudo individual, 2 salas de estudo em grupo e espaço multimídia com 5 computadores para pesquisa, possui um acervo de aproximadamente 3.030 volumes, entre livros, periódicos, dicionários e DVDs, nas áreas de Agricultura, informática e física, além de inglês e literatura.
A Biblioteca é formada por uma equipe que conta com uma bibliotecária e três auxiliares de biblioteca, revezando-se nos três turnos para atender ao público interno (alunos, servidores docentes e técnico-administrativos da Instituição), bem como o público externo (comunidade).
REGULAMENTO DA BIBLIOTECA
Consulte aqui o catálogo online
Caso queira doar livros para a biblioteca do campus Tianguá, preencha o termo e envie para o email: biblioteca.tiangua@ifce.edu.br.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
• A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h45.
EQUIPE
- Anna Karine Paiva Bezerra de Mesquita
- Rosilane Macêdo Ferreira
- Elda Lopes Lira - Bibliotecária documentalista - CRB3/1666
SERVIÇOS
• Atendimento ao usuário: empréstimo domiciliar e especial, renovações, reservas e devoluções;
• Consulta local ao acervo;
• Emissão de "nada consta";
• Auxilio à pesquisa;
• Ficha Catalográfica;
• Acesso ao Sistema Sophia nos terminais locais e via Internet;
• Acesso a Biblioteca Virtual Universitária;
• Acesso ao Portal de Periódicos da Capes;
• Acesso à internet;
• Orientação técnica com base nas normas da ABNT.
ORIENTAÇÕES GERAIS
• Ao entrar na biblioteca, o usuário deverá guardar bolsas, mochilas, pastas, sacolas, alimentos, etc. no guarda volumes;
• O guarda-volumes deve ser utilizado apenas durante a permanência na Biblioteca, não sendo permitido o uso particular dos mesmos;
• Identificar-se sempre que solicitado;
• Observar os prazos de devolução. A não devolução das obras no prazo determinado implica em suspensão de novos empréstimos;
• Não colocar livros nas estantes, deixá-los sobre as mesas ou balcão;
• Manter o silêncio e a limpeza do seu local de estudo;
• Zelar pelos materiais bibliográficos emprestados;
• É proibido lanchar no recinto da biblioteca;
• Recomenda-se colocar o celular no silencioso e ao conversar, dirigir-se ao corredor externo;
• Respeitar as normas de uso da internet;
• Não nos responsabilizamos por objetos pessoais deixados sobre as mesas, bem como seu eventual extravio;
• Em caso de dúvida, peça ajuda a um dos colaboradores da biblioteca;
• Ao sair, veja se não esqueceu seus objetos no guarda-volumes;
• A não devolução das obras impedirá que a Biblioteca forneça ao usuário inadimplente o "Nada Consta", e no caso dos discentes também será impedida a realização de matrícula.
LINKS ÚTEIS
Alguns endereços que podem ajudá-lo em suas pesquisas e trabalhos, confira:
- Portal Domínio Público
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT
- Scielo
- Portal da Pesquisa
- Biblioteca Digital Mundial
- CNPQ - Plataforma Lattes
- Revista Conexões: Ciência e Tecnologia do IFCE
- Project Gutenberg Online Book
- Prossiga
- Formatação de trabalhos acadêmicos
- Referências bibliográficas
Contato
Telefone: (85) 3401-2438
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Biblioteca Campus Tianguá
E-mail: biblioteca.tiangua@ifce.edu.br
Rodovia CE 187, s/nº - Aeroporto, Tianguá-CE - CEP: 62.320-000
Mensagem da biblioteca
"Prezados Calouros,
É com muita satisfação que vos recebemos virtualmente no IFCE/Campus Tianguá para início do ano letivo de 2021. É também do conhecimento de todos que estamos passando por um transtorno mundial com a Pandemia que assola o Planeta e por isso não podemos nos encontrar presencialmente até que tenhamos segurança sanitária para isso e abraçar-vos calorosamente desejando-lhes boas-vindas, mas sintam-se acolhidos por todos nós que compomos o staff da Biblioteca."