Notícias
Tira-dúvidas responde questões sobre CPA
O que é a CPA?
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pelo processo de autoavaliação institucional do IFCE. Primeiro, são aplicados questionários a servidores e alunos abordando questões como política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal; organização e gestão da instituição; infraestrutura; planejamento e avaliação; política de atendimento a alunos e egressos; entre outros. A partir das respostas, é feito um relatório apontando as potencialidades e fragilidades. Esse estudo é usado pela gestão do IFCE para a tomada de decisões, com o objetivo de melhorar a nossa instituição. O último questionário foi respondido em 2015.
Quais as principais potencialidades apontadas no último relatório sobre o IFCE Sobral?
- Laboratórios, salas de aula, salas de professores, biblioteca e banheiros mantidos adequadamente em relação a limpeza, iluminação, ventilação, mobiliário e equipamentos;
- Acervo bibliográfico atualizado, conservado e quantitativamente satisfatório;
- Condições de trabalho satisfatórias para o desempenho das funções;
- Velocidade da internet suficiente para o cumprimento das atividades;
- O campus dispõe de instalações para atender pessoas com deficiência física;
- A imagem institucional é reconhecida na região em que o campus está localizado;
- Currículo visa à formação do cidadão crítico e participativo;
- Respeito e confiança entre servidores, estudantes e chefia imediata.
E as principais fragilidades?
- Participação em atividades de extensão no campus;
- Desenvolvimento social das comunidades através da extensão;
- Política/programa/ação de preservação do meio ambiente no campus;
- Ações de melhorias da qualidade de vida dos servidores;
- Políticas de capacitação.
O que foi feito a partir desse diagnóstico?
É um compromisso da atual gestão divulgar amplamente os resultados da autoavaliação institucional e utilizá-los como um balizador das decisões administrativas. Um exemplo disso foi a melhoria na avaliação de políticas de inclusão social. No questionário da CPA em 2014, o item sobre instalações para atender pessoas com deficiência física foi classificado como uma fragilidade. Agora, aparece como potencialidade graças a ações desenvolvidas pelo Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne). O campus recebeu, em 2016, o Selo de Acessibilidade pela Prefeitura Municipal de Sobral. O instituto obteve a nota 81, recebendo o Selo Padrão Ouro. Também percebem-se avanços constantes na avaliação da infraestrutura, reflexo da inauguração de cinco importantes obras para a comunidade acadêmica: Restaurante Acadêmico; Bloco das Licenciaturas; Setor de Transportes e Alojamento; Almoxarifado de Reagentes Químicos; e fase 1 das obras de pavimentação e urbanização. A gestão também trabalha para superar fragilidades apontadas no relatório de 2015, a exemplo das atividades de extensão no campus. Em 2016, tivemos o lançamento do Capacita IFCE, que ofertou cursos gratuitos para a comunidade ao longo do ano, com 120 alunos certificados. Outros destaques foram o Pré-IFCE, cursinho preparatório para o Enem e vestibulares, os cursos na área musical (canto coral, flauta doce e clarinete) e a aprovação em vários editais de extensão.
O que a CPA ter a ver com a visita do MEC?
O relatório gerado pela CPA fica disponível no nosso site e é um dos principais instrumentos analisados pelos avaliadores do MEC durante o processo de recredenciamento da instituição. Por isso, é importante ser criterioso e responsável na hora de preencher o questionário. Uma dica é pensar bem antes de responder cada pergunta e estabelecer parâmetros, mantendo sempre coerência nas respostas.
Quem são os membros da CPA no campus de Sobral?
São quatro integrantes: Emmanuel Kant (técnico-administrativo), João Batista do Amaral (docente), Rarisson Alexandre Félix (discente) e Francisco Helder Almdeida Rodrigues (representante externo). O grupo deve se reunir periodicamente.