Notícias
Sobral planeja ações para seguir com avanços em 2024
Novos laboratórios, ampliação do sistema de wi-fi, construção de um anfiteatro e criação de sistemas inteligentes para a biblioteca e o restaurante acadêmico. Essas são algumas das ações previstas para 2024, com o objetivo de fortalecer ainda mais o campus de Sobral do IFCE em áreas estratégicas.
A biblioteca receberá totens de autoatendimento para facilitar a experiência dos usuários na retirada, renovação e devolução de materiais acadêmicos. Segundo o chefe do Departamento de Administração e Planejamento (DAP), Hernesto Araújo, o material já foi comprado, com um investimento de meio milhão de reais, e em breve será instalado. “É um novo sistema de segurança e de controle patrimonial da biblioteca que vai trazer melhorias para a comunidade acadêmica”, resume.
O chefe do DAP também planeja para o início do ano o processo de licitação para o sistema de controle de acesso ao restaurante acadêmico por reconhecimento facial. Outras novidades são a substituição do sistema de videomonitoramento do campus por um mais moderno e a construção de um anfiteatro com capacidade para 80 pessoas, entre o Bloco Didático e o Bloco das Licenciaturas. “É um espaço pensado para eventos abertos, para estimular a cultura. O projeto está pronto, em fase de planejamento para iniciar a obra”.
Ainda na infraestrutura, o campus ganhará seu quarto laboratório de informática, com capacidade para 30 alunos, e o Laboratório de Resíduos Sólidos. Esse último está incluso nas ações de sustentabilidade do IFCE, com o desenvolvimento de experimentos e práticas que envolvam pesquisas com tecnologias sustentáveis. “Além do laboratório servir de mecanismo prático para as aulas, vai colaborar nas ações da gestão em prol de metas sustentáveis”, explica o professor Amilcar Moreira, que está à frente do projeto.
Também está previsto para 2024 a ampliação do sistema de wi-fi com aumento da cobertura e da qualidade do sinal, como adianta o coordenador de TI, Joab Lima. “Será uma internet mais estável e mais rápida, aumentando a capacidade de conexões simultâneas”, explica. Para o diretor-geral do campus, Wilton Fraga, todas essas ações mostram o compromisso da gestão em seguir avançando em várias frentes. “Sabemos que os desafios são constantes e muitos. No entanto, temos plena confiança no nosso potencial. Continuaremos a crescer e a inovar, sempre em busca da excelência acadêmica”, diz.
Tiago Braga - campus Sobral