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Sobral retoma aulas de forma remota; tire dúvidas

Planejamento

A retomada das aulas está sendo de forma gradual e remota (não presencial)
última modificação: 28/08/2020 12h22

O campus de Sobral retomou as aulas, de forma gradativa e remota, conforme resolução do Conselho Superior (Consup) do IFCE. O documento determina que não é permitido qualquer encontro de natureza presencial enquanto durar a situação de isolamento social, mas aprova os procedimentos para o retorno de aulas de forma remota, considerando a realidade de cada campus.

Em Sobral, a retomada do calendário letivo, que estava suspenso desde o dia 23 de março, está sendo em etapas. Até então, aulas remotas estavam sendo ministradas somente para alunos que estavam no último semestre, a fim de que pudessem concluir seus cursos. Essa foi considerada a primeira etapa. Na segunda, essas mesmas disciplinas passaram a ser ofertadas, também de forma remota, para os alunos não concludentes. 

Na terceira etapa, iniciada em 15 de junho, foram abertas mais algumas disciplinas, a partir de demandas de professores, voluntariamente. Grupos de alunos entraram em contato com os docentes para ver a viabilidade de retomar logo essas disciplinas. 

Na quarta etapa, em 3 de agosto, houve o retorno de TODAS as demais disciplinas teóricas (ou seja, que não tenham práticas de laboratório e de estágio). Por fim, na quinta etapa, ainda sem data definida, haverá o retorno PRESENCIAL de práticas profissionais de estágios curriculares e de laboratório, seguindo todos os protocolos e as orientações para garantir a saúde dos alunos e dos professores. 

A ideia é primeiro concluir o semestre 2019.2, que estava em andamento, para, somente depois, iniciar o semestre 2020.1, previsto para começar no dia 19 de outubro.

Em maio, alunos do campus de Sobral responderam a uma pesquisa sobre conectividade. Os estudantes passaram a ter e-mail institucional e aqueles que precisavam receberam chips com pacote de dados para acesso à internet.

Tiago Braga - campus de Sobral

Acesse a seguir vídeos com orientações para o acesso às aulas remotas


PERGUNTAS E RESPOSTAS

O campus de Sobral deu início à retomada gradual das aulas, conforme resolução do Conselho Superior (Consup) do IFCE. Preparamos essa série de perguntas e respostas para tirar as principais dúvidas.

Lembrando que foram retomadas as aulas do semestre letivo 2019.2, interrompido no dia 23 de março de 2020, quando o calendário letivo foi suspenso por conta da pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19).

1) Como está sendo a retomada das aulas?
De forma remota e gradativa, não sendo permitido qualquer encontro de natureza presencial enquanto durar a situação de isolamento social. Fica proibida também a realização de práticas profissionais de estágios curriculares e de laboratório. A retomada conta com cinco etapas. 

2) Como são essas etapas?
Primeira etapa - oferta de algumas disciplinas para alunos concludentes de cursos superiores e técnicos. Etapa já em andamento desde 18 de maio porque determinação anterior do IFCE abria exceção de aulas remotas somente para quem estava prestes a se formar.

Segunda etapa - oferta dessas mesmas disciplinas para os alunos não concludentes que já estão matriculados nelas. Início dessa etapa: 1º de junho (estudantes entraram progressivamente ao conversarem com seus professores).

Terceira etapa - abrir mais algumas disciplinas, a partir de demandas de professores, voluntariamente. Grupos de alunos entraram em contato com os docentes para ver a viabilidade de retomar logo essas disciplinas. Início dessa etapa: 15 de junho (estudantes entraram progressivamente ao conversarem com seus professores).

Quarta etapa - retorno de TODAS as demais disciplinas teóricas (ou seja, que não tenham práticas de laboratório e de estágio curricular). Início desta etapa: 3 de agosto.

Quinta etapa - retorno PRESENCIAL de práticas profissionais de estágios curriculares e de laboratório, seguindo todos os protocolos e as orientações para garantir a saúde dos alunos e dos professores. Início dessa etapa: sem previsão até o momento.

3) Como acessar esse e-mail institucional?
Todos os estudantes do IFCE já podem ter e-mail institucional para também ser usado como comunicação virtual. A ideia é que o e-mail seja um canal direto e ágil de comunicação, trazendo uma série de benefícios agregados. Trata-se de uma antiga demanda da comunidade acadêmica que traz, entre suas vantagens, facilidade para acompanhar aulas on-line, compartilhar arquivos e entrar em contato com os professores para tirar dúvidas, por exemplo. O e-mail oferece espaço ilimitado de capacidade de armazenamento e dá acesso aos serviços do Google dentro da plataforma voltada para educação. A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI) do campus de Sobral criou um sistema para ajudar os alunos que estão com dificuldades em utilizar o e-mail institucional, disponibilizado no Portal do Aluno. O estudante digita o número do CPF e a data de nascimento e, automaticamente, o sistema exibe o endereço de e-mail completo e a senha pré-cadastrada. Se, mesmo assim, o aluno não conseguir, por algum motivo, fazer o login no e-mail institucional, é só abrir um chamado para a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI), preenchendo um formulário disponível no sistema criado pela TI. No sistema, também estão disponíveis vídeos tutoriais de como acessar o e-mail institucional do celular ou do computador (produzidos pelo campus de Tianguá).

4) Serei aluno novato do semestre 2020.1, já tenho acesso ao e-mail institucional?
Ainda não, o acesso será somente quando as aulas do semestre 2020.1 iniciarem (previsão de início das aulas para 19 de outubro).

5) As aulas remotas são em que plataforma?
Está sendo usada a plataforma Google Classroom (Google Sala de Aula). O campus de Tianguá produziu tutoriais que podem ser úteis (os links estão disponíveis ao fim da matéria nesta página, antes do início dessa série de perguntas e respostas). 

6) As aulas virtuais são nos mesmos horários em que ocorriam as aulas presenciais?
Há um acordo didático entre professores e alunos e um planejamento para cada disciplina. O professor disponibiliza os conteúdos no ambiente virtual e passa atividades, que podem ser feitas dentro de um prazo, de acordo com o tempo disponível do estudante. Pode ser que haja momentos de encontro ao vivo, mas no geral o aluno é que programa seu tempo de estudo, respeitando os prazos. Lembrando, porém, que os professores estão disponíveis online para tirar dúvidas em horários pré-determinados e divulgados para a turma. O professor escolhe a melhor forma de comunicação com os estudantes (grupo de Whatsapp é um exemplo possível). Sobre a forma de avaliação de cada disciplina, isso também parte do professor.

7) E os alunos que não têm acesso a internet?
Foram distribuídos, para quem solicitou, um chip institucional de dados (3G/4G), com 20GB de franquia, para viabilizar o acesso à internet. A solicitação foi feita no momento em que o aluno manifestou o interesse em retomar as aulas de forma remota, via formulário no Portal do Aluno. 

8) É obrigatório o aluno retomar, agora, essas aulas de forma remota?
O aluno é que decide se pode cursar logo essas disciplinas de forma remota ou se vai esperar para ter as aulas quando o acesso ao campus voltar a ser liberado (lembrando que ainda não há data para isso). Importante frisar que a retomada dessas aulas continuará sendo ofertada pelo ambiente virtual, mesmo depois. A diferença é que o estudante contará com a estrutura da instituição (acesso à internet, a computadores e o apoio presencial do professor). Uma terceira opção (para o aluno que não decidir por aulas a distância nem agora nem depois) é se matricular mais uma vez na disciplina para cursá-la novamente quando voltar a ser ofertada de forma presencial, no futuro (lembrando que não há data prevista para isso e que será preciso cursar novamente a disciplina desde o início). Resumindo, a resolução do Conselho Superior do IFCE dá a garantia ao estudante que não puder participar das aulas remotas de que ele retomará suas atividades em tempo posterior.

9) Onde vou informar se posso ou não retomar logo essas aulas?
Esteve disponível, no Portal do Aluno (http://sistemas.sobral.ifce.edu.br/aluno/aulasremotas.php), o formulário que todos os estudantes do campus de Sobral deviam preencher para manifestar ou não interesse em participar das aulas remotas. Nesse mesmo formulário, o aluno que manifestou interesse respondeu se tinha ou não necessidade de um chip institucional de dados (3G/4G), com 20GB de franquia, para viabilizar o acesso à internet. No formulário, tinha uma série de orientações para serem lidas com atenção pelos estudantes. Caso não tenha preenchido, entre em contato com a Diretoria de Ensino (Diren).

10) O semestre 2019.2 recomeçou do zero ou foi retomado?

O semestre foi retomado de onde parou. Como, antes da suspensão, já tinham sido cursados cerca de 70% do semestre 2019.2, a estimativa é de que em sete semanas o aluno conclua os 30% que faltavam em cada disciplina.

11) Como fica o semestre 2020.1?
Quando o calendário letivo foi suspenso, estávamos com o semestre 2019.2 em andamento. A prioridade é retomar esse semestre para concluí-lo. Somente depois, daremos início ao semestre 2020.1, com data prevista para 19 de outubro. A pré-matrícula dos aprovados no processo seletivo para os cursos técnicos, que havia sido suspensa por conta da pandemia, foi realizada de forma online entre os dias 20 e 28 de agosto. Já a matrícula de quem foi admitido no edital para graduados e transferidos do semestre 2020.1 será nos dias 2 e 3 de setembro, também de forma online (ver esse link). 

12) Como ficam os cursos de pós-graduação?
Já houve o retorno das atividades de ensino dos cursos de pós-graduação no campus de Sobral, de forma remota e os processos seletivos, que haviam sido interrompidos, foram retomados (ver esse link). Informamos ainda que qualquer assunto relacionado às pós-graduações devem ser encaminhadas para o email pesquisa.sobral@gmail.com.

13) Será lançado novo edital de seleção para os cursos técnicos?
Estamos no semestre letivo 2019.2. O processo seletivo para o semestre 2020.1 já ocorreu (não fosse a suspensão do calendário letivo em março, as aulas teriam iniciado no dia 27 de maio). Ainda não há data prevista para lançar o edital do semestre letivo 2020.2 porque o processo seletivo, no modelo atual, envolve uma prova presencial, o que seria inviável, no momento, por conta da pandemia. Mas não se preocupem que, ao ser lançado o edital, faremos ampla divulgação, como de costume.

14) E sobre os cursos superiores? O campus aderiu ao Sisu para o semestre letivo 2020.2?
Sim, o campus aderiu e as inscrições e matrículas já foram realizadas. 

15) Como fica a questão dos estágios?
Existe um ofício-circular que dá orientações sobre estágios durante esse período de isolamento social. O ofício prevê a possibilidade de realização de estágio não obrigatório (extracurricular) de forma presencial. Já os estágios obrigatórios continuam suspensos, exceto os casos em que for possível passar à modalidade de trabalho remoto. Tanto os estudantes que forem desempenhar estágio obrigatório por meio da modalidade de trabalho remoto, quanto os alunos de estágio não obrigatório por meio da modalidade presencial, deverão procurar seu professor orientador do IFCE, para análise, deferimento e solicitação junto ao Setor de Estágio. Leia o ofício nesse link.

16) Colação de grau poderá ser realizada online?
Sim, uma resolução do Conselho Superior do IFCE aprovou a colação de grau especial por videoconferência, em caráter excepcional e emergencial. Entre em contato com a Diretoria de Ensino para avaliar sua situação. 

17) Como posso ficar informado sobre as novidades?
Vocês receberão informações pelo e-mail institucional. Sempre que for algo importante, também divulgaremos no site (ifce.edu.br/sobral), nas redes sociais (Facebook e Instagram), na sessão de notícias do Q-Acadêmico e na linha de transmissão do Whatsapp (para se cadastrar, basta enviar um Whatsapp para o número 88 3112.8120 e manifestar o desejo de receber informações, lembrando de salvar esse contato na agenda do seu celular).

18) Tenho uma dúvida que não está respondida aqui, o que faço?
Você pode entrar em contato com a Diretoria de Ensino (Diren) por Whatsapp no número (88) 9 9229.1257