Notícias
Sobral chama classificáveis para cursos técnicos nesta terça, 30/5
O campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) realiza a chamada dos classificáveis para os cursos técnicos do processo seletivo 2023.2 nesta terça-feira, 30 de maio de 2023.
A chamada inicia pontualmente às 9h30, no auditório. Os candidatos classificáveis serão chamados pelo menos duas vezes, de forma oral, e perderão a vaga aqueles que não estiverem presentes na hora em que seu nome for citado. Todos devem comparecer munidos da documentação exigida para pré-matrícula, listada no item 12 do edital, e da ficha de matrícula preenchida com foto 3 por 4.
DÚVIDAS FREQUENTES
1) Onde acesso o resultado final para saber se fiquei nos classificáveis?
No sistema Q-Seleção, em Resultados Gerais, onde tem as listas por curso, ou em Meus Resultados.
2) Qual a diferença entre aprovado e classificável?
Aprovado: conseguiu ficar classificado dentro das vagas. O período para pré-matrícula dos aprovados já passou.
Classificável: pode conseguir uma vaga se quem foi aprovado não fez a pré-matrícula, se não confirmar a matrícula após início das aulas ou se manifestar desistência da vaga. Mas, ATENÇÃO, é preciso vir para a chamada dos classificáveis, no dia 30 de maio. Porque, quando surgirem as vagas, o IFCE vai chamar, por ordem de classificação, somente os classificáveis que estiveram presentes nesse dia.
3) Quando será a chamada dos classificáveis?
A chamada dos classificáveis para pré-matrícula será no dia 30 de maio, pontualmente, às 9h30, no auditório. Os candidatos serão chamados a ocupar as vagas ociosas, tendo o nome chamado por ordem de classificação. A pré-matrícula é feita no mesmo dia, então já é para trazer os documentos necessários.
4) Será divulgada uma lista com o quantitativo de vagas? Será se tenho chance?
Por uma questão estratégica, o campus de Sobral não divulga a lista com o quantitativo de vagas. A recomendação é que os candidatos compareçam no dia 30 de maio porque, mesmo que o nome não seja chamado, será possível assinar um termo de interesse em vagas remanescentes, podendo ainda ser chamado posteriormente. Já quem faltar a chamada, perde qualquer chance de ingresso na instituição para o semestre 2023.2.
5) Qual a documentação necessária para a pré-matrícula?
Toda a documentação necessária está listada no item 12 do edital (acesse em Dowloads). É preciso trazer as cópias, acompanhadas de suas vias originais. Leia com atenção e, se você tiver se inscrito como cotista, observe quais documentos precisa trazer, além dos comuns a todos os candidatos. Todos também precisam preencher a ficha de pré-matrícula com uma foto 3 por 4.
Documentação comum a todos os candidatos, tanto da ampla concorrência quanto cotistas:
- Documento oficial de identificação
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante de endereço
- Certificado de quitação com o serviço militar, se pessoa candidata do sexo masculino que completa entre 19 e 45 anos no ano atual
- Certidão de Quitação Eleitoral, obtido por meio do sítio eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) https://www.tse.jus.br/ ou fornecida pelos órgãos da Justiça Eleitoral
- Histórico Escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente
Documentação extra para os candidatos optantes por reserva de vagas (cotas):
- Histórico do ensino fundamental
Documentação extra para quem optou pelas modalidades de reserva de vagas para pessoas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (L1, L2, L9 e L10):
- Formulário de Informação de Renda, devidamente preenchido, acompanhado de documentação comprobatória (ver o formulário e as opções de documentos para comprovação de renda familiar no Anexo V do edital
Caso o candidato seja da reserva para pessoa com deficiência ou autodeclarada indígena, ver formas de comprovação no item 12 do edital.
6) Estou como classificável e me inscrevi em cotas raciais, mas não fui para o processo de heteroidentificação. Ainda posso conseguir a vaga?
Infelizmente não. Segundo a lei, perde a vaga o candidato que se inscreveu em cotas raciais, mas não compareceu ao processo de heteroidentificação.
7) Quando as aulas terão início?
De acordo com o calendário letivo, o início das aulas está previsto para 7 de agosto de 2023. No primeiro dia de aula, haverá um evento de recepção dos alunos, o Fórum Institucional, em que será explicado tudo direitinho.
Tiago Braga - campus Sobral