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Residência Pedagógica: Sobral abre 30 vagas

Inscrições são feitas presencialmente de 13 a 18 de junho para alunos de Física
última modificação: 13/06/2018 13h57

O campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará torna público os editais de seleção para Programa Institucional de Residência Pedagógica 2018. Ao todo são ofertadas 30 vagas para o curso de Licenciatura em Física,  sendo 24 para residentes bolsistas e seis para voluntários.

As inscrições são realizadas na recepção do campus Sobral de 13 a 18 de junho, nos três turnos, mediante entrega da documentação estipulada no item 6 do edital. 

O candidato selecionado na modalidade residente bolsista receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 400 durante o período em que estiver vinculado ao Programa Residência Pedagógica.

Podem se candidatar os estudantes regularmente matriculados na Licenciatura em Física que estejam cursando as disciplinas de Estágio I ou Estágio II ou que tenham concluído o mínimo de 50% da carga horária ou que estejam cursando a partir do 5º período. Também  são pré-requisitos obrigatórios possuir cadastro de currículo atualizado na Plataforma Freire; não ser concludente (não estar integralizando, no semestre vigente, o número de créditos necessários à conclusão do curso); declarar, mediante termo de compromisso, ter condições de dedicar, no mínimo, 440 horas para o desenvolvimento das atividades da residência pedagógica; possuir bom desempenho acadêmico; não possuir relação de trabalho com a IES participante do PRP ou com a escola onde serão desenvolvidas as atividades do subprojeto; e ter disponibilidade de sete horas semanais para se dedicar às atividades no decorrer dos 18 meses de vigência do PRP.

Leia o edital completo clicando aqui.

SOBRE A RESIDÊNCIA

A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um aluno regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, onde será acompanhado por um professor da educação básica. O programa visa aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente.