Notícias
Inscrições para edital de inovação seguem até dia 12 de junho
Seguem, até 12 de junho, as inscrições para o edital do Programa Clusters Econômicos de Inovação e Corredores Digitais, que está selecionando projetos de empreendedorismo inovador, no Sertão de Sobral, que proponham soluções para questões em áreas estratégicas da economia do Estado, a partir da adoção de tendências tecnológicas. O programa ofertará bolsas e também capacitação e mentoria para os contemplados, além de networking e ferramentas de inovação.
No campus, são quatro pesquisadores participando do programa, em duas temáticas: Indústria da Moda e Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC). As inscrições devem ser em equipes. Podem participar estudantes e egressos do IFCE, bem como a comunidade externa.
Para a temática Indústria da Moda, a busca de soluções é para dois problemas: a dificuldade no gerenciamento compartilhado de resíduos da indústria da moda e calçadista e a baixa produtividade no processo de criação, corte e enfesto do setor de confecção para as micro e pequenas empresas.
Já na temática Tecnologia da Informação e da Comunicação, os problemas a serem solucionados são a dificuldade de comunicação entre empresas de desenvolvimento de software e clientes e a necessidade de solução integradora de TIC para escalar o desenvolvimento de software.
De acordo com o edital, compõem o Sertão de Sobral as seguintes cidades: Sobral, Forquilha, Groaíras, Cariré, Varjota, Pires Ferreira, Reriutaba, Pacujá, Graça, Mucambo, Frecheirinha, Coreaú, Moraújo, Alcântaras, Meruoca, Massapê, Senador Sá e Santana do Acaraú.
O Programa Clusters Econômicos de Inovação e Corredores Digitais é uma ação conjunta das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), da Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e suas vinculadas Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). O objetivo é apoiar projetos de empreendimentos inovadores que tenham como foco solucionar os problemas priorizados em clusters de diferentes regiões do estado do Ceará, dentre elas o Sertão de Sobral.
Acesse o edital do programa aqui
Tiago Braga - campus de Sobral