Você está aqui: Página Inicial > Sobral > Notícias > IFCE Sobral monta central de impressões 3D para produção de máscaras
conteúdo

Notícias

IFCE Sobral monta central de impressões 3D para produção de máscaras

Combate ao coronavírus

Material será doado para unidades hospitalares do município
última modificação: 26/03/2020 20h03

O campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) deu início, nesta quinta-feira (26), à produção de máscaras que serão doadas a profissionais de saúde de unidades hospitalares do município. O uso do material, classificado como um Equipamento de Proteção Individual (EPI), é indicado no combate ao novo coronavírus (Covid-19) como complemento às máscaras do tipo N95. As peças protegem a região dos olhos e, assim, diminuem o risco de contágio.

As máscaras serão entregues ao Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública, criado pela Prefeitura de Sobral com o objetivo de cumprir o Plano de Contingência do Coronavírus. O IFCE e outras instituições públicas e privadas participam do comitê, que ficará responsável pela distribuição dos equipamentos.

Impressora 3D
A meta é produzir cerca de 500 máscaras. A confecção é feita por meio da tecnologia de impressora 3D. Cada unidade leva em média 80 minutos para ser fabricada. "A ideia é a gente montar uma central de impressão 3D para dar suporte às necessidades da Secretaria da Saúde do município. Não só com máscaras, mas com outros acessórios que, porventura, sejam necessários", explica o professor do IFCE e coordenador do Laboratório de Processos de Fabricação, Rafael Vitor e Silva, que está à frente do projeto.

O professor disponibilizou duas impressoras e o IFCE recebeu outras três da Secretaria da Educação de Sobral e uma da operadora de internet SobralNet, totalizando seis. Além disso, a Universidade Federal do Ceará (UFC) fará impressão em seu campus a partir do modelo produzido pelo IFCE. Nessa primeira fase, estão sendo enviados protótipos para serem testados pela Santa Casa de Misericórdia de Sobral e pelo Hospital Regional Norte. "A gente foi testando modelos existentes no mercado e chegou a um que consideramos o mais adequado para atender as necessidades da região", informa Rafael.

Missão do IFCE
O diretor-geral do campus, Eliano Vieira Pessoa, lembra que o IFCE está cumprindo sua missão ao produzir e doar os equipamentos. "Fomos convidados a fazer parte desse comitê de enfrentamento ao coronavírus e logo nos prontificamos a ajudar com nossos conhecimentos em prol da sociedade. É um retorno que damos para a sociedade. Ficamos felizes e gratificados em contribuir de alguma forma".

Em nota enviada ao campus, o diretor-geral da Santa Casa de Sobral, Klebson Carvalho Soares, expressou agradecimentos pela disponibilidade na doação dos equipamentos. "Seu apoio é imprescindível e nos dá a certeza de que juntos poderemos garantir a assistência à saúde de nossa população. A generosa doação realizada pelo IFCE terá um grande impacto na luta contra a doença".