Você está aqui: Página Inicial > Sobral > Notícias > IFCE e Prefeitura de Sobral planejam acordo com ações em prol do meio ambiente
conteúdo

Notícias

IFCE e Prefeitura de Sobral planejam acordo com ações em prol do meio ambiente

Ideia é realizar pesquisas e atividades que propiciem inovações, minimizando impactos ambientais no município
última modificação: 23/06/2021 11h25

Representantes do campus de Sobral do IFCE e da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Sobral participaram de uma reunião para tratar de ações conjuntas relacionadas ao Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol). A ideia é realizar, a partir de uma cooperação técnica, pesquisas e atividades que propiciem inovações, minimizando impactos ambientais no município.

Entre as propostas, estão ações para monitorar e avaliar a qualidade da água em locais do município onde a Prefeitura implantou jardins filtrantes para remoção de poluentes. Também estão sendo negociados um diagnóstico das Estações de Tratamento de Esgoto, estabelecendo rotas de operação e de manutenção, e a avaliação de logística para implementação de coleta seletiva nos bairros, com foco na inclusão dos catadores.

Uma das possibilidades é implantar um sistema de lixeiras inteligentes com sensor para a coleta seletiva, analisando e quantificando as categorias dos resíduos gerados para auxiliar na tomada de decisões quanto ao método de manejo, de armazenamento, de transporte, de reciclagem e de disposição final dos resíduos, conforme a legislação ambiental.

As possibilidades do acordo de cooperação entre o IFCE e a Prefeitura de Sobral ainda estão sendo analisadas. A proposta é que as ações sejam realizadas nos anos de 2022 e 2023. O projeto está sendo elaborado pelo coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus de Sobral, Marcus Vinícius Andrade.

Além do professor Marcus, participaram da reunião, representando o IFCE, o diretor geral, Wilton Fraga; a chefe do Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Daniele Teixeira; a coordenadora do curso de Saneamento Ambiental, Mayara Carantino; o professor Amílcar Moreira Junior; e os técnicos em laboratório Letícia Freire e Steferson Portela Lima.

Tiago Braga - campus de Sobral