Notícias
IFCE desenvolve máquina de chaves automotivas
INOVAÇÃO
O campus de Sobral do IFCE desenvolveu um protótipo de uma copiadora automática de chaves automotivas, com incentivo financeiro da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), no valor de R$ 201.176, 47. O projeto foi demandado por uma empresa sobralense, Automake, que atua no segmento de chaves.
Coordenado pelo professor Rafael Vitor e Silva, do Eixo de Controle e Processos Industriais, o projeto foi desenvolvido em parceria com o campus de Cedro. Ao todo, participaram quatro professores e três estudantes dos cursos de Mecatrônica Industrial dos dois campi. O protótipo final do equipamento foi entregue à empresa em dezembro de 2019.
Segundo o proprietário da Automake, Alberto Gomes, o projeto chega em um bom momento para o segmento de chaves, pois o custo final do protótipo foi de aproximadamente 30% do preço de equipamentos semelhantes comercializados no país. Outro diferencial é que não há necessidade de uso de computador para operar, uma vez que o software de controle está embarcado na máquina. A interface é intuitiva, de tal forma que qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento da cópia de chaves poderá operar. O consumo de energia é baixo, chegando a no máximo 300W, enquanto as copiadoras já disponíveis no mercado funcionam com 500W.
Ainda de acordo com o empresário Alberto Gomes, o próximo passo é conseguir parcerias para fabricação em escala do protótipo. Ele reforça a importância de procurar institutos de pesquisa para desenvolver as ideias que surgem durante o dia a dia, já que, muitas vezes, não há condições técnicas e financeiras de executar. “Este projeto mostrou que com parcerias é possível tirar a ideia do papel”.
O IFCE tem como um dos pilares a pesquisa aplicada, que tem como objetivo o desenvolvimento das empresas locais por meio de projetos inovadores.