Você está aqui: Página Inicial > Sobral > Notícias > Curso de salgadeiro abre oportunidade de renda para mulheres da região
conteúdo

Notícias

Curso de salgadeiro abre oportunidade de renda para mulheres da região

O curso ofertado pelo Programa Mulheres Mil foi voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica

última modificação: 27/08/2024 17h18

Pela primeira vez, o campus de Sobral do IFCE ofertou um curso de qualificação profissional a partir do Programa Mulheres Mil, do Governo Federal, que tem como foco mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. Em fevereiro de 2024, foi aberta seleção para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Salgadeiro. As aulas tiveram início em março, com duração de cerca de três meses, incluindo conteúdos teóricos e práticos.

A ideia é que as cerca de 30 mulheres que participaram do curso agora possam gerar renda a partir da produção de salgados. As estudantes receberam um auxílio de R$ 18 por dia de aula frequentada. “Isso ajudou bastante. Aos pouquinhos, fui comprando os materiais, rolo, batedeira... Quero montar meu próprio negócio”, diz Lourdes Araújo, 48 anos, uma das alunas do curso. 

Moradora do bairro Betânia, em Sobral, Lourdes nunca havia entrado no IFCE. “Achei incrível, é tudo maravilhoso, tanto a estrutura quanto os funcionários”, comenta. Casada e mãe de dois filhos, ela está há mais de 10 anos fora do mercado de trabalho. “Tive vontade de aprender a fazer salgado porque é algo que sai muito e a gente pode fazer na própria casa, postando em rede social para vender”. 

Nas primeiras aulas, Lourdes já aprendeu a fazer pão de queijo e salgado de forno. “Ficou uma delícia. Depois das aulas, eu praticava em casa, minhas cobaias eram meus filhos e meu marido”, ri. Além de aulas práticas, as disciplinas do curso abordaram questões como noções de higiene e segurança alimentar e gestão e empreendedorismo.

“A gente está possibilitando o acesso a uma grande oportunidade de capacitação e de geração de renda para transformar a vida dessas mulheres. Diante de tantas dificuldades e desigualdades, o IFCE passa a ser um agente transformador não só para as mulheres, mas para a família toda. Até porque a maioria das alunas é mãe, muitas vezes a única fonte de renda em casa. É uma forma de o IFCE trazer retorno para a sociedade, um compromisso da instituição”, explica a professora Georgia Maciel, do eixo de Produção Alimentícia, que atua como supervisora do Programa Mulheres Mil no campus de Sobral. 

Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil foi instituído nacionalmente em 2011 e é fruto dos resultados positivos gerados por uma iniciativa piloto de mesmo nome, criada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

O objetivo do programa é promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Formação Inicial e Continuada (FIC)

A Formação Inicial e Continuada (FIC) é uma modalidade de qualificação profissional organizada com o objetivo de preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho. Isso inclui cursos de capacitação profissional, aperfeiçoamento e atualização em todos os níveis de escolaridade.

No caso do curso de salgadeiro ofertado pelo campus de Sobral, os critérios de seleção foram ser mulher a partir de 16 anos, com ensino fundamental completo, que se encontrasse em vulnerabilidade social e econômica, em contexto de pobreza e extrema pobreza (com Cadastro Único no Governo Federal), ou que tivesse sido vítima de violência assistida por órgãos competentes.