Notícias
Contigenciamento é tema do Bate-Papo com a Gestão
Orçamento
O contingenciamento nas verbas de custeio imposto pelo Governo Federal às instituições federais de ensino foi tema do último Bate-Papo com a Gestão, realizado no início de junho no campus de Sobral do IFCE. O diretor-geral do campus, Eliano Pessoa, apresentou para a comunidade acadêmica os impactos da medida nas atividades da instituição. O orçamento do campus será reduzido em 39,5%, percentual que incide nas despesas discricionárias, ou seja, verbas relativas ao funcionamento – serviços essenciais como energia elétrica, água, limpeza e vigilância, entre outros – e à capacitação de servidores.
"É um recurso altamente importante para o funcionamento do campus. O contingenciamento afeta de forma direta a qualidade do serviço ofertado, mesmo a gente fazendo campanhas de sensibilização para economia de água, de energia, entre outras medidas. Chega ao ponto de não sabermos até onde teremos recursos para pagar esses nossos contratos. Até setembro? Até outubro? Isso vai influenciar de forma direta a oferta do ensino de qualidade para os nossos alunos e para a sociedade de uma forma geral, não só do município, mas de toda a região Norte", disse o diretor-geral.
Recentemente, o campus fez consulta pública para abertura de novos cursos, o que também será inviabilizado com o contingenciamento. "Quando você abre um novo curso, além de uma demanda maior na biblioteca, na assistência estudantil, nos setores de uma forma geral, você tem também um aumento de energia, de água, de terceirizados que precisam estar em determinados setores e determinados horários, então a gente precisa ser bastante coerente com o que a gente vai ofertar para a sociedade. A sociedade clama por essa ampliação e ela é importantíssima, mas a gente não pode ser inconsequente de fazer uma abertura de curso sem ter garantida toda uma questão de serviços que está comprometida com esse contingenciamento", informa Eliano.
Hoje, o campus de Sobral atende a cerca de 3 mil alunos, com a oferta de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Com a formação de profissionais e de cidadãos, o ensino gratuito e de qualidade, a realização de atividades de pesquisa, inovação e extensão, o campus é agente importante na transformação de vidas e na promoção do desenvolvimento regional.