Notícias
Comissão do Senado convida professor de Sobral para audiência pública
O professor do campus de Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Edilson Mineiro Sá Junior, foi um dos especialistas convidados a participar de uma audiência pública da Comissão Especial do Senado Federal para Debate de Políticas sobre Hidrogênio Verde, realizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), na última segunda-feira, 26 de junho. Em sua apresentação, o professor falou sobre o potencial do Ceará e da Região Nordeste. "A gente tem uma grande capacidade de energias renováveis, que se traduz em grande possibilidade para uso e obtenção do hidrogênio verde".
Edilson também ressaltou a importância de iniciativas de capacitação para geração de mão de obra local especializada. Nesse sentido, o IFCE está oportunizando um curso de Pós-Graduação em Hidrogênio Verde, em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência alemã de cooperação internacional. O professor também citou o Laboratório de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis, que será utilizado por estudantes do novo curso ofertado pelo campus de Sobral, Engenharia de Controle e Automação, em aulas práticas e projetos de pesquisa.
O hidrogênio verde, usado como fonte de energia, é obtido por meios não poluentes, como a eletrólise da água, livre, portanto, de emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. O H2V a ser produzido no Brasil poderá ser utilizado no setor de transportes, na indústria química, nas refinarias, na indústria alimentícia, na produção de metais, vidros etc.
Audiência pública
Participaram da audiência pública prefeitos, pesquisadores e empresários. A comissão é presidida pelo senador Cid Gomes (PDT-CE), que comandou o colegiado que foi ao Porto de Pecém para conhecer os investimentos e o potencial do setor no Ceará.
O professor Edilson Mineiro foi um dos especialistas convidados a realizar falas técnicas sobre o tema do hidrogênio verde. O docente possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado, também em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2017, ganhou o prêmio de melhor artigo no congresso internacional PEDG2017 (The 8th International Symposium on Power Electronics for Distributed Generation Systems) da IEEE/PELS. É pesquisador no programa Cientista Chefe da FUNCAP/SEINFRA.
Para conferir a audiência pública na íntegra, acesse https://www12.senado.leg.br/noticias/glossario-legislativo/audiencia-publica.
Tiago Braga - campus Sobral