Você está aqui: Página Inicial > Sobral > Notícias > Alunos de Sobral participam de projeto nacional de robótica
conteúdo

Notícias

Alunos de Sobral participam de projeto nacional de robótica

Objetivo é levar conhecimentos teóricos e práticos na área da robótica, em um curso digital de autoaprendizagem
última modificação: 11/06/2021 09h42

Alunos dos campi de Sobral e de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE) estão participando do projeto piloto Robótica Espacial, uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira (AEB). O objetivo é levar, a estudantes de escolas públicas em todo o País, conhecimentos teóricos e práticos na área da robótica, em um curso digital de autoaprendizagem.

Durante as atividades, realizadas com uso de uma plataforma pedagógica, os estudantes aprendem a construir um rover lunar de forma virtual. O modelo é inspirado em veículo do programa de voo espacial tripulado Artemis, desenvolvido pela Nasa – agência espacial dos Estados Unidos. A plataforma adotada inclui simuladores, pelos quais os alunos poderão experimentar o uso de multímetros, ferramentas mecânicas, motores, microcontroladores, protoboards, leds, sistemas elétricos e módulos bluetooth no processo criativo.

O projeto vai, inicialmente, ser experimentado em 250 escolas. No campus de Sobral do IFCE, foram cadastrados para participarem da iniciativa 93 alunos dos cursos Técnico em Eletrotécnica e Tecnologia em Mecatrônica Industrial.

O coordenador do curso de Eletrotécnica, Leonardo Tabosa, é quem orienta os alunos, tirando dúvidas e acompanhando o progresso dos estudantes. Ele dá mais detalhes sobre o projeto. "É uma espécie de jogo, onde os alunos simulam toda a construção e o desenvolvimento de um robô espacial com o objetivo de navegar no espaço da Lua, chamado rover lunar. A iniciativa alcança estudantes desde o nível básico até o médio, não é necessário ser um expert em programação porque é um curso extremamente didático. Eles aprendem conceitos fundamentais de programação de Arduino, aprendem a comprar peças para construção de um robô, a imprimir essas peças por meio de uma impressora 3D, a montar circuitos elétricos, tudo isso por meio de uma plataforma que simula tudo o que acontece na vida real".

"Está sendo bem interessante esse projeto, ainda mais nesse momento de aulas remotas, em que nossos alunos não estão tendo acesso aos laboratórios. É uma forma de aprendizado na prática, de treinar Robótica de forma virtual, testar modelos que veem em sala de aula, em questões da indústria 4.0 de uma maneira geral", acrescenta a chefe do Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (DEPPI) do campus de Sobral, Daniele Teixeira.

Sheldon Lopes, aluno do curso de Eletrotécnica, é um dos participantes do projeto. "É um curso bem legal, é muito interativo, dá pra praticamente mexer em tudo, é muito boa essa interação com os objetos no virtual", comenta. Para mais informações sobre o projeto, acesse https://www.noticias.unb.br/67-ensino/4995-projeto-da-unb-levara-robotica-a-escolas-de-todo-o-pais.

Tiago Braga - campus de Sobral