Notícias
Alunos formam brigadas de combate ao Aedes
O Campus de Sobral do IFCE aderiu à Campanha Nacional de Combate ao Mosquito Aedes, promovida pelo Governo Federal. As ações iniciaram no dia 19 de fevereiro, quando foi formada uma brigada de alunos que farão vistorias nos prédios da instituição. A campanha é por tempo indeterminado. Os estudantes buscarão focos do mosquito - transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika - e tentarão eliminá-los. Se for preciso, serão chamados profissionais da Prefeitura de Sobral para aplicarem larvicida. Os alunos ganharão certificado de participação.
Também no dia 19 de fevereiro, houve distribuição de material educativo e exibição de dois vídeos sobre o tema. A ação foi no pátio do Bloco Didático, nos turnos da manhã e da noite. A enfermeira do campus de Sobral, Gabriele Arcanjo, esclareceu as dúvidas dos alunos e falou sobre a transmissão das doenças e os cuidados que as gestantes devem ter. A estudante Isaíra Alves, do curso de Tecnologia em Alimentos, esteve presente ao evento e participará da brigada. "A ação foi importante para alertar os alunos sobre os riscos (das doenças transmitidas pelo mosquito). É uma forma de a gente ajudar e contribuiur um pouco para que as pessoas estejam protegidas", disse.
Outra ação foi a palestra "Combate ao Mosquito Aedes", no dia 23 de fevereiro. O convidado foi o coordenador do Centro de Zoonoses da Prefeitura de Sobral, Raimundo Vieira Dias.
A luta contra o aedes aegypti tem o reforço das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Todas as instituições aderiram à mobilização do governo brasileiro contra os focos do mosquito. No dia 29 de janeiro, foram lançadas em todo território nacional medidas de curto, médio e longo prazo nas unidades da administração pública federal.