Notícias
Wally Menezes é reconduzido ao cargo de reitor
CONTINUIDADE
O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes, iniciou, oficialmente, nesta sexta, 14, o segundo mandato dele à frente da instituição. A solenidade de recondução dele ao cargo ocorreu na sede da reitoria, em Fortaleza.
A posse de Wally foi conduzida pelo titular do Ministério da Educação (MEC), Camilo Santana. Também participaram da solenidade o governador do Estado, Elmano de Freitas; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli; além de reitores de outras instituições de ensino, prefeitos municipais, deputados estaduais, vereadores de Fortaleza, estudantes e servidores do IFCE.
Essa foi a primeira vez que um reitor do IFCE foi empossado na sede do Instituto - e a segunda vez que um reitor de IF toma posse em seu próprio estado no Brasil. Na mesma solenidade, Wally empossou os diretores-gerais de 30 campi.
Em um emocionado discurso, Wally agradeceu a seus familiares e lembrou que os institutos federais foram criados para oferecer educação aos “desvalidos da sorte” em 1909. O reitor também valorizou o apoio dos governo federal e estadual na expansão da instituição e incentivou os jovens presentes a buscarem o IFCE. “Ninguém tira o que a educação te dá”, disse.
Camilo e Elmano destacaram a biografia do novo reitor. O ministro citou o reitor como “exemplo de superação e perseverança” e destacou que sua reeleição demonstra a aprovação do trabalho dele pela comunidade acadêmica. O governador testemunhou que “nunca viu Wally pensar pequeno”. Os dois, bem como o prefeito Evandro, destacaram as importantes parcerias com o IFCE.
O ato de posse de Wally para seu segundo mandato à frente do IFCE havia sido publicado no Diário Oficial da União do último dia 19 de fevereiro. O reitor foi reeleito em votação realizada em outubro de 2024, com 42,7% dos votos, considerando o peso paritário dos três segmentos da comunidade acadêmica: estudantes, docentes e técnicos administrativos. Seu segundo mandato vai até fevereiro de 2029.
Mais obras anunciadas
Também durante a solenidade, Camilo Santana anunciou que o IFCE receberá novos empreendimentos a partir de um investimento do Ministério da Educação. O Campus Fortaleza - São Gerardo, unidade que integra os 100 novos institutos federais em implantação em todo o Brasil, será contemplado com laboratório de inteligência artificial e restaurante estudantil. Serão investidos mais de R$ 4 milhões nas novas infraestruturas. O termo de início de execução foi assinado nesta sexta-feira, 14 de março, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em Fortaleza (CE).
Icaro Joathan - DCS/Reitoria IFCE