Notícias
Virgílio Araripe faz balanço no IFCE no Ar
COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Após oito anos como reitor do Instituto Federal do Ceará, o professor Virgílio Araripe encerra sua gestão nesta sexta-feira, 19. Ele será entrevistado pelo coordenador de Jornalismo da reitoria, Dowglas Lima, no quadro Diálogo, que encerra a 404ª edição do programa de rádio IFCE no Ar, que vai ao ar toda quinta-feira, às 14:00. Na entrevista, o reitor rememora a transformação e o crescimento da instituição desde 2013, quando assumiu sua primeira gestão, enaltece e agradece o trabalho dos servidores e dimensiona o tamanho atual do IFCE.
O radiofônico também traz as notícias da seleção com 87 vagas em cursos técnicos nos campi de Boa Viagem, Canindé e Umirim; do início da avaliação institucional para servidores e alunos; e da abertura de inscrições para a seleção de Mestrado em Ensino de Física, em Sobral.
O programa também mostra o protagonismo do professor Francisco José (Fortaleza), que lançou um livro sobre Métodos Numéricos e dos alunos do campus de Jaguaribe que vão à final de concurso internacional com o aplicativo Afroteca.
Outro destaque do programa é a atuação do IFCE para acolher e ajudar os cegos e deficientes visuais. Enquanto em Paracuru aconteceu uma capacitação dos servidores para lidar com um novo aluno cego, o campus de Tauá avalia o projeto de extensão Ciranda da Inclusão, promovido pelo Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). Além disso, o professor Agebson Façanha (Maracanaú) acaba de ganhar o prêmio de melhor artigo da revista International Journal of Pervasive Computing and Communications, com uma pesquisa que auxilia pessoas com perda de visão na identificação correta de remédios.
E no quadro “Música é História”, você vai conhecer a história dos professores que compuseram uma canção sobre a ausência do período momino e ouvir “Me Devolvam o Carnaval”.
O programa IFCE No Ar está no ar desde 2013 e é uma das estratégias de comunicação mais longevas e bem sucedidas do Departamento de Comunicação Social do IFCE. Feito pelos comunicadores do IFCE, sob coordenação e produção da jornalista Cláudia Monteiro, revisão e apresentação de Priscila Luz, e edição final do técnico em audiovisual Eugênio Pacelli.
Todos eles gravaram, editaram e produziram o programa de suas próprias casas, como vêm atuando os profissionais de comunicação da instituição desde o último 20 de março de 2020. O radiofônico vai ao ar na Rádio Universitária FM 107,9, às 14:00, e também pode ser ouvido pela internet aqui.
Cláudia Monteiro - jornalista da Reitoria do IFCE