Você está aqui: Página Inicial > Noticias > VC no IFCE mostra ações para pessoas com deficiência

VC no IFCE mostra ações para pessoas com deficiência

última modificação: 26/05/2015 15h53

A décima quinta edição do programa VC no IFCE apresenta atividades direcionadas para pessoas com deficiência desenvolvidas no campus de Canindé. No último Carnaval, os participantes realizaram um desfile aquático de fantasias na piscina da unidade, por meio do projeto de Práticas Corporais Inclusivas, ligado também ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

As atividades têm o objetivo melhorar a qualidade de vida dos atendidos, envolvendo professores e alunos do curso de Educação Física, de Canindé, de modo voluntário. Eles auxiliam nas práticas aquáticas e em atividades culturais, lúdicas e de judô, contando com o apoio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Frei José Ademir e da Escola Municipal Maria Aglaê, do município.

Segundo a professora do campus, Thaidys Monte, o projeto atende hoje 16 alunos com diversas deficiências. Ela explica os benefícios das atividades oferecidas para os beneficiados, em especial, com a prática de natação: “É muito favorável, porque a piscina se torna um ambiente libertador, já que, aos que têm a mobilidade reduzida, permite a saída da cadeira de rodas”.

Para Adilton Nascimento, beneficiário do projeto, essas ações desenvolvidas no campus de Canindé são importantes também para aqueles que auxiliam na sua execução como monitores. “Tenho como primeira conclusão, dentro desse contexto, que aqueles que passam a conviver com pessoas com deficiência descobrem um novo aprendizado”, diz Adilton.

O programa

O VC no IFCE é uma criação do Departamento de Comunicação Social da reitoria, lançada em julho de 2013, que veicula matérias jornalísticas em formato de televisão, com foco nos espaços e personagens da instituição. Os vídeos ficam disponíveis no canal da instituição disponível no Youtube. As sugestões de pautas são recebidas pelas mídias sociais ou pelo e-mail comunicacao.reitoria@ifce.edu.br.

Imagem: logomarca do VC no IFCE (arte: Arnaldo Mota)

Deborah Sampaio - reitoria

Cláudia Monteiro - Canindé