Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Usinas Digitais: programa de incentivo à inovação contempla IFs
conteúdo

Notícias

Usinas Digitais: programa de incentivo à inovação contempla IFs

Instituições podem encaminhar propostas de conteúdos digitais criativos
última modificação: 14/12/2015 10h15

Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia podem participar do programa Usinas Digitais, lançando nessa terça-feira, 4/8, pelo Ministério das Comunicações (MiniCom). O programa tem como objetivos incentivar a inovação, fomentar a produção de conteúdos digitais criativos e estimular economias regionais com a criação de parques tecnológicos e arranjos produtivos locais (APLs). Serão selecionadas duas propostas em 2015, cada uma delas receberá repasse de até R$ 4 milhões do MiniCom.

Será estabelecida parceria entre o Ministério das Comunicações e governos locais, entidades da sociedade civil ou instituições de pesquisa para incentivar projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico em APLs ou parques tecnológicos nos setores de audiovisual, visualização, música e som, aplicativos e jogos eletrônicos.

O programa irá estruturar centros de produção e pós-graduação, como estúdios de cinema, televisão e motion-capture e áudio, render farms de alta capacidade, laboratórios de aplicativos e instalações de pesquisa e desenvolvimento de software. “O Usinas Digitais estimula toda a indústria brasileira de conteúdos digitais, dando os instrumentos para que ela dê um salto tecnológico e se transforme em referência no nosso país”, afirma o ministro das Comunicações, Ricardo Berzonini.

As propostas devem ser cadastradas até o dia 4 de setembro no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV), no endereço eletrônico www.convenios.gov.br. O proponente deverá apresentar uma contrapartida mínima de 10% do valor do projeto, ressaltando os limites estabelecidos por lei para estados, Distrito Federal e municípios.  

Uma comissão composta por dois representantes do MiniCom, um do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior e mais dois de instituições convidadas avaliará as propostas.

Além dos dois projetos previstos para 2015, outros poderão ser contemplados posteriormente, seguindo a ordem de seleção, de acordo com a disponibilidade orçamentária do MiniCom.

Com informações do Ministério das Comunicações e do Conif