Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Universidade do Porto e IFCE reforçam parcerias
conteúdo

Notícias

Universidade do Porto e IFCE reforçam parcerias

Instituições querem estender por mais 05 anos relações bilaterais nas áreas do ensino, pesquisa e extensão
última modificação: 21/11/2016 10h41
Acordo possibilita troca de experiências entre as duas instituições

Acordo possibilita troca de experiências entre as duas instituições

Em visita à Reitoria do Instituto Federal do Ceará, na sexta-feira(18), João Paulo Sousa Costa de Miranda Gudes, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, de Portugal, destacou que a instituição portuguesa tem interesse em manter a cooperação interna acional com o IFCE, em vigor há 2 anos, que tem garantido troca de experiências mútuas na área do ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão e inovação. "Estamos trabalhando para que essa parceria seja renovada por mais 05 anos", informou Adeildo Cabral da Silva, professor do campus de Fortaleza e coordenador do programa de cooperação. 

 De acordo com ele, alunos e docentes tiveram a oportunidade de aperfeiçoamento em nível de graduação e de pós-graduação na Universidade do Porto: "Essas experiências a gente adquire e coloca em prática numa sala de aula e à medida que desenvolvemos projetos de pesquisa e de extensão envolvendo a comunidade acadêmica e a externa", pontua o coordenador, que já participou de três missões a Portugal, inclusive tendo concluído pós-doutorado naquele País. 

 Para João Paulo, o modelo brasileiro de extensão é um exemplo para o mundo: "Estamos fascinados com a forma de vocês trabalharem a extensão. Há uma intervenção social e uma conversação direta com as pessoas no sentido de mudar a realidade local a partir de iniciativas reflexivas e práticas. A gente não tem isso em Portugal. Essas trocas de experiências nos fazem crescer como profissionais e também como pessoas. Temos a necessidade de sair de nossa zona de conforto", afirmou o docente português. 

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Auzuir Ripardo de Alexandria, enfatizou que a gestão do IFCE tem feito todos os esforços no sentido de promover a internacionalização de ações que buscam a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade. "O reitor Virgílio Araripe é um entusiasta desses processos de troca de conhecimentos interinstitucionais e temos avançado bastante na atual gestão. Para 2017, acreditamos em novas empreitadas a fim de fortalecemos essa área", comentou. 

Por Antonio Alencar - Reitoria