Notícias
Aplicativo feito por servidor é usado por alunos
Um trabalho novo para a equipe, mas transformador para os estudantes, foi recebido com entusiasmo pala comunidade acadêmica do campus de Crateús do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Numa iniciativa que envolveu a Diretoria-Geral e a Coordenadoria de Assuntos Estudantis da unidade, Mateus Sousa, atualmente Técnico em Audiovisual do campus de Maranguape, criou o aplicativo IF Mobile.
Trata-se de uma plataforma que foi pensada para auxiliar os estudantes do campus de Crateús no processo de automatização da folha de protocolo discente, usada pelos acadêmicos nas solicitações que vão desde justificativas de faltas até o trancamento de cursos. Segundo o desenvolvedor do sistema, foram adicionados vários protocolos ao aplicativo de acordo com as percepções sentidas ao longo de sua execução.
A história de construção do IF Mobile foi bem intensa, envolvendo inclusive fatores emocionais, segundo relata Mateus. Ele conta que durante o projeto teve uma perda familiar que o abalou, mas também o motivou bastante. “Minha mãe faleceu. Isso me abalou durante um tempo, pois ela sempre perguntava sobre o que eu fazia no IFCE. Eu sentia que esse trabalho teria uma grande relevância para mim”, ressalta.
Com a retomada do projeto, em janeiro deste ano o aplicativo foi concluído com implementações. O projeto passou a conter “além do serviço de protocolo discente, uma tela de apresentação com um texto da Direção-Geral, uma tela com o e-mail dos coordenadores dos cursos e uma tela com o Regulamento de Organização Didática (ROD) e o manual de uso do aplicativo”, diz Mateus.
Desenvolvido para sistema operacional Android, que alcança cerca de 90% dos smartphones do campus de Crateús, segundo Mateus, a ferramenta é intuitiva e funcional, tendo possibilidade de ampliação das ferramentas, e passível de melhorias. Para o desenvolvedor, a expectativa é “lançar para toda a rede IFCE, com atualizações coerentes com a realidade de cada campus”, reforça.
Deborah Sampaio – Reitoria