Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Tecnologias ambientais em destaque no IFCE
conteúdo

Notícias

Tecnologias ambientais em destaque no IFCE

Congresso é aberto no campus de Maracanaú e prossegue até domingo
última modificação: 24/02/2016 15h11

Com o objetivo de discutir a gestão integrada dos recursos ambientais a partir do uso de tecnologias, foi aberto, no campus de Maracanaú, o I Congresso Cearense de Tecnologias Ambientais (I CTA). O evento começou nesta quinta-feira, 15, e prossegue até este domingo, 18, destacando o tema “Desafios para o Futuro Sustentável no Semiárido”.

A palestra de abertura do evento contou com a presença do presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, e do engenheiro Marcos Casado, diretor técnico e educacional do Green Building Councils (GBC), que discutiram sobre “Desenvolvimento Tecnológico e Sustentabilidade do Desenvolvimento” e “Panorama da Construção Sustentável no Brasil”, respectivamente. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Auzuir Ripardo de Alexandria, também participou.

O primeiro dia de programação ainda teve oficinas, outras palestras e programação cultural. O evento ainda conta com apresentações de trabalhos científicos tendo como eixo temático as energias renováveis para beneficiar o semiárido.

Até domingo, os pesquisadores terão a chance de trocar experiências e aproximar as discussões sobre o desenvolvimento sustentável, desde a gestão integrada dos recursos ambientais até o incentivo à iniciação científica em áreas como Engenharia Ambiental e Sanitária e Química. Participam pesquisadores, professores, técnicos, alunos e representantes de instituições de ensino, organizações, institutos de pesquisa, órgãos municipais e estaduais, além da sociedade em geral.

A partir desta sexta-feira, 16, simultaneamente ao congresso, o campus de Maracanaú realiza a II Semana de Engenharia Ambiental e Sanitária, que ofertará 15 minicursos. O I CTA é uma realização do curso de Engenharia Ambiental, com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.

 

Lyndissei Lourenço (estagiária) - reitoria