Notícias
Servidores participam de capacitação sobre polo
Um grupo de quatro servidores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) está participando de uma capacitação em projetos de inovação industrial, promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), para implantação do Polo da Inovação no Estado. O treinamento ocorreu, durante este mês de junho, em Brasília/DF, e prossegue no período de 13 a 15 de julho próximo.
O IFCE foi um dos cinco institutos federais do Brasil a ter sido escolhido como sede dos polos de inovação a serem implantados em parceria com a Embrapii no País. A área de atuação do polo cearense será "Sistemas embarcados e mobilidade digital" e a previsão de início de funcionamento é até o fim do ano, em Fortaleza.
Participam da capacitação o chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do IFCE, Wendell Rodrigues; o coordenador de Finanças do IFCE, Francisco José Pontes; e os professores Cristiane Borges, da Diretoria de Educação a Distância, e André Luiz Carneiro, do campus de Fortaleza. "O IFCE foi destacado durante o evento por ser um polo já estruturados na rede. Isto nos dá orgulho e, ao mesmo tempo, um sentimento de maior responsabilidade" frisa Wendell.
Sobre o projeto
A integração dos cinco polos dos institutos federais (IFs) ao sistema Embrapii visa a promover o aumento da competitividade e da produtividade do parque industrial nacional pelo desenvolvimento da pesquisa aplicada. Além do Ceará, foram selecionados os IFs da Bahia; do Espírito Santo; Fluminense, no Rio de Janeiro; e de Minas Gerais. Os planos de ação dos cinco polos totalizam, para o período de execução, o valor de R$ 86,8 milhões.
Ao promover o curso de capacitação, a Embrapii tem por objetivo elevar a eficácia do processo de capacitação dos profissionais envolvidos. Esta estratégia irá permitir que as equipes tenham acesso a um amplo conjunto de informações, que irão mesclar a teoria e a prática dos processos necessários para a estruturação dos polos e para execução dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
foto: arquivo