Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Servidores participam de capacitação sobre polo
conteúdo

Notícias

Servidores participam de capacitação sobre polo

Treinamento marca início dos preparativos para implantação do equipamento
última modificação: 15/12/2015 15h49
Polo irá trabalhar soluções em sistemas embarcados e mobilidade digital

Polo irá trabalhar soluções em sistemas embarcados e mobilidade digital

Um grupo de quatro servidores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) está participando de uma capacitação em projetos de inovação industrial, promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), para implantação do Polo da Inovação no Estado. O treinamento ocorreu, durante este mês de junho, em Brasília/DF, e prossegue no período de 13 a 15 de julho próximo.

O IFCE foi um dos cinco institutos federais do Brasil a ter sido escolhido como sede dos polos de inovação a serem implantados em parceria com a Embrapii no País. A área de atuação do polo cearense será "Sistemas embarcados e mobilidade digital" e a previsão de início de funcionamento é até o fim do ano, em Fortaleza.

Participam da capacitação o chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do IFCE, Wendell Rodrigues; o coordenador de Finanças do IFCE, Francisco José Pontes; e os professores Cristiane Borges, da Diretoria de Educação a Distância, e André Luiz Carneiro, do campus de Fortaleza. "O IFCE foi destacado durante o evento por ser um polo já estruturados na rede. Isto nos dá orgulho e, ao mesmo tempo, um sentimento de maior responsabilidade" frisa Wendell.

Sobre o projeto

A integração dos cinco polos dos institutos federais (IFs) ao sistema Embrapii visa a promover o aumento da competitividade e da produtividade do parque industrial nacional pelo desenvolvimento da pesquisa aplicada. Além do Ceará, foram selecionados os IFs da Bahia; do Espírito Santo; Fluminense, no Rio de Janeiro; e de Minas Gerais. Os planos de ação dos cinco polos totalizam, para o período de execução, o valor de R$ 86,8 milhões.

Ao promover o curso de capacitação, a Embrapii tem por objetivo elevar a eficácia do processo de capacitação dos profissionais envolvidos. Esta estratégia irá permitir que as equipes tenham acesso a um amplo conjunto de informações, que irão mesclar a teoria e a prática dos processos necessários para a estruturação dos polos e para execução dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

foto: arquivo