Notícias
Sensor ótico de energia é apresentado na SBPC
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) participou da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo. Um dos projetos apresentados no encontro é intitulado “Sensor Ótico de Parâmetros Físico-químicos Aplicado ao Setor de Energia”, tema de dissertação desenvolvido pelo aluno Rogério Guerra Diógenes Filho, aluno do mestrado em Engenharia de Telecomunicações do campus Fortaleza, e um dos selecionados para o estande do Ministério da Educação (MEC) no evento.
O protótipo consiste em um sensor ótico que verifica o estado de operação de um transformador de potência. Sendo o principal equipamento de um sistema elétrico de distribuição, a falta de um transformador pode deixar uma região sem energia. O sensor verifica o estado de operação do transformador e indica a manutenção adequada, evitando possíveis falhas.
Além de impedir que a população fique sem energia, o sensor evita o prejuízo milionário à concessionária de distribuição. O projeto é orientado pelo professor Glendo de Freitas Guimarães e foi apresentado por Lucas Pinheiro de Moura, também mestrando em Engenharia de Telecomunicações.
“A oportunidade de estar desenvolvendo uma nova tecnologia e ver conteúdos novos trouxe-me uma formação complementar e um conhecimento profissional muito maior do que apenas em sala de aula,” explica o criador do projeto, Rogério Guerra. “A SPBC é uma vitrine para a sociedade científica ver o que está sendo feito pelo IFCE e o que nós temos em capacidade e potencial. Lá, poderão surgir artigos, patentes e até um licenciamento para uma empresa comercializar” comenta.
Já Lucas Pinheiro, que apresenta o trabalho do colega no evento, destaca os elogios que recebeu durante a apresentação. “O SBPC é um evento importante, onde podemos divulgar nossas pesquisas, além de introduzi-las no mercado” revela o aluno.
Para o professor orientador Glendo de Freitas Guimarães, chefe do Departamento de Pós-Graduação do IFCE, a presença dos alunos no evento é essencial para a instituição e para o Ceará. “A participação dos nossos alunos na SBPC é uma forma de divulgar a inovação e o desenvolvimento dos projetos científicos de nossos alunos, sejam técnicos, graduandos ou mestrandos. Também é uma oportunidade para os alunos conhecerem outros projetos de diferentes regiões do País,” destaca.
foto: divulgação
Rafael Rocha (estagiário) - reitoria