Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Reunião de reitores é aberta em Fortaleza
conteúdo

Notícias

Reunião de reitores é aberta em Fortaleza

Discussões sobre professor titular livre e Pronatec Aprendiz marcam programação
última modificação: 03/02/2016 15h10

Com organização do Instituto Federal do Ceará (IFCE), foi aberta na manhã desta terça-feira, 5, a 44ª edição da Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O evento prossegue até esta quinta-feira, 7, reunindo cerca de 40 reitores dos institutos federais e dos centros federais de educação tecnlógica de todo o País, além do gestor do Colégio Pedro II (RJ).

O evento foi aberto com uma bela apresentação da Camerata de Violões do campus de Fortaleza, que recebeu muitos aplausos dos presentes. Em seguida, na condição de anfitrião, o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, deu as boas-vindas aos demais gestores. “Sentimo-nos muito satisfeitos em receber evento tão importante e ter a presença de vocês. Esperamos que o evento seja bastante proveitoso e que todos saíam do Ceará com vontade de voltar”, saudou.

Na sequência, o presidente do Conif, Luiz Augusto Caldas Pereira, agradeceu a acolhida do IFCE e expressou a satisfação em visitar o Estado. “Esperamos, com as bênçãos do Ceará,  continuar alimentando o nosso sonho e as nossa utopias de melhorar o País por meio da educação”, destacou.

A primeira pauta da manhã foi sobre o “Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Aprendiz”, apresentado pela coordenadora Nacional da Aprendizagem no Ministério do Trabalho e Emprego, Ana Alencastro. A gestora frisou que a taxa de aprendizes que seguem no mercado formal de trabalho após o programa é de 82% em todo o País, incluindo egressos dos institutos federais.

Outro tema importante discutido foi a necessidade de liberação do cargo de professor titular livre para as instituições da rede federal de educação profissional tecnológica. Além disso, o colegiado defendeu a ideia de implantação de restaurates acadêmicos nos institutos. As pautas serão negociadas junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), órgão que estará à frente das pautas da tarde desta terça-feira. Amanhã, a programação prossegue no Hotel Escola do IFCE, em Guaramiranga.

Iimagem: Camerata de Violões abriu o evento na Capital (foto: Bruno Leonardo)

Ícaro Joathan - reitoria